quarta-feira, 30 de junho de 2010

Deus brincalhão

Muitas vezes não entendemos o porquê de algumas coisas. Hoje estava pensando como Deus parece tão brincalhão em determinadas situações. Ele sabe de tudo, antes mesmo que eu pense Ele já sabe o que vem na minha mente e mesmo assim Ele deixa que algumas coisas aconteçam.

Comecei a rir, sem saber bem o motivo, como pode Deus gostar de brincar tanto com a gente? Aí parei e pensei: “Que bom é poder fazer parte do time de amigos de Deus, onde Ele pode “brincar” comigo, estar tão próximo e ter intimidade com Ele de uma maneira que posso ter liberdade de poder ser como uma criança que brinca com o pai no meio da sala de estar. Amoroso, cheio de cuidado, prestativo, que às vezes corrige, mas se diverte com o filho amado. Ele nos adverte: “Cuidado com a quina da mesa de centro!” (sim, sempre tem uma mesa de centro no meio do caminho).

Brincar com Deus, ter intimidade com Ele não faz com que estejamos imunes de bater a cabeça na quina da mesa de centro, e isso certamente vai acontecer. Mas porque isso acontece? Deus é um Deus brincalhão que quer ver nossa dor? Deus esta se divertindo as nossas custas? Onde está Deus que não nos protege da dita quina da mesa de centro?

Não podemos entender os propósitos de Deus com algumas mesas colocadas no meio do caminho, mas elas são importantes para aprendermos que muitas vezes precisamos bater a cabeça e voltarmos nossos olhos para Aquele que realmente quer nosso bem, Aquele que como diz a música “não é homem para mentir”.

Uma coisa tenho certeza, Deus se diverte conosco, mas também sofre com nossas dores, por isso, posso lhe dizer que Ele não esta se divertindo com nossas lutas, assim como pai vem ao encontro do filho que bateu a cabeça na quina da mesa, Deus também vem ao nosso encontro quando estamos passando pela dor, Ele vai nos confortar, dar amparo, cuidar da nossa cabeça ferida.

Que Deus continua brincando conosco, se isso faz com que continuemos no centro de sua vontade. Podemos não entender tudo, mas podemos aquietar nossos corações, sabendo que independente da quina da mesa de centro que aparecer no meio do caminho, Ele esta ao nosso lado.

Everson Savaris

terça-feira, 29 de junho de 2010

Amigos

Provérbios 9: 27 (NTLH)
Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.

Quantos de nós nunca se deparou com uma situação em que apenas a amizade verdadeira poderia trazer conforto ao coração? Quantas alegrias não foram compartilhadas com amigos que realmente se preocupam, torcem e oram por nós? Quantos puxões de orelha não levamos por estes mesmos amigos?

Como é bom ter com quem contar nas horas difíceis e também com quem compartilhar nossas alegrias e principalmente saber que alguém se preocupa conosco.
Ao longo de minha vida fui abençoado por várias pessoas, verdadeiros presentes de Deus. Algumas dividiram sua trajetória comigo por um curto espaço de tempo, outras as dividem até hoje e sei que ainda virão mais pessoas para este compartilhar, o fato que todas deixaram um pouco de si e sei que levaram um pouco de mim.
Deus já usou muitas delas para me mostrar a Sua vontade, o Seu amor pela minha vida e todos os dias continua usando.

Nunca sabemos quando encontraremos um amigo novo, e acho que isso é o mais fantástico, pessoas que simplesmente entram em nossas vidas e de uma hora para outra já fazem mais que parte da nossa família, tornam-se pessoas que amamos e nos preocupamos. Também nunca sabemos quando será a ultima vez que veremos um amigo especial e que não mais teremos contato com ele.

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” João 15: 15 (NVI)

Jesus dava valor às amizades, tanto que escolheu doze amigos para viver consigo. A amizade para Cristo era mais que momentos felizes e de diversão, era o compartilhar, tornar o Pai conhecido aos seus amigos, ou seja, Jesus deu o que tinha de melhor aos amigos que Ele tinha.

Seguindo o exemplo de Cristo pergunto, o que temos dados aos nossos amigos? É o nosso melhor?

Procuramos ser tão dedicados em nosso trabalho, faculdade, esporte, mas em relação às pessoas que amamos? Como temos nos dedicados à elas?
Amizade é amar, oferecer nosso tempo, nosso ombro, nossos ouvidos, nossa presença, mas não falta oferecer mais alguma coisa?
Nós cristãos temos a melhor coisa que podemos oferecer no mundo e muitas vezes não oferecemos por vergonha, timidez, medo de ser incompreendido. Quantos de nossos amigos não conhecem Cristo ou até mesmo nem imaginam que somos cristãos?

É comum dizer que queríamos viver para sempre com aqueles que amamos, mas esquecemos que de fato podemos, porém isso depende da nossa disposição em orar por nossos amigos, jejuar por nossos amigos e falar de Cristo à eles.

Me senti muito mal quando vi um amigo indo embora para Bahia e percebi que nos víamos todos os dias no trabalho e que não havia falado de Jesus para ele, a minha atitude foi de entrar em seu carro, quebrar a vergonha e orar pela sua vida, foi visível o quanto aquilo fez diferença e espero que esta semente esteja crescendo a cada dia em seu coração.

Meus irmãos, muitos amigos que amamos estão indo para o inferno e nós não temos feito nada, ao contrario, muitas vezes ao invés de ser exemplo temos nos deixado levar por padrões que eles seguem inconscientemente e com isso perderemos suas eternas companhias na vida eterna.

Ore pelos seus, ame-os verdadeiramente e assim como Jesus compartilhou tudo com eles, também você o faça.
Entregue aos seus amigos o maior presente que Deus já lhe deu, a sua salvação.

Que o Pai te abençoe e abençoe os seus amigos no dia de hoje e que o Espírito Santo traga ao seu coração os motivos para orar em relação aos seus.

Com amor em Cristo

Cavalcante

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vencendo qualquer partida

Apocalipse 12: 11 (NVI)
Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

Este final de semana o time de futebol da empresa, no qual eu jogo foi eliminado do campeonato em que estávamos. Foi tão complicado a sensação da derrota, o pior que perdemos para nós mesmos, por achar que o jogo já estava ganho e realmente deveria estar, mas não nos concentramos e deixamos o outro time virar.
Essa derrota me estragou o dia e perdemos por confiar extremamente em nós mesmos e subestimar o adversário.

Pensando na derrota e no como eu desejava a vitória, lembrei de uma coisa: “Mas, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8: 37 (NVI)
Lembrei das coisas maravilhosas que Deus tem feito em minha vida e no decorrer do dia Ele foi mostrando o tamanho do amor dEle pela minha vida e até mesmo de caminhos que Ele me livrou, caminhos que eu iria por escolha própria, e como os caminhos que Ele preparou para mim são imensurávelmente melhores.

Como é bom pensar que por Jesus somos mais que vencedores, por mais difícil que seja o jogo (vida) o nosso técnico (Deus) já nos garantiu a vitória através do seu melhor “jogador” (Jesus)

No versículo de hoje vemos que o mal é vencido pelo sacrifício de Jesus e a vitória é nossa através do amor que temos pela vida de Cristo, um amor maior que pela nossa própria vida.
Assim como o jogo de hoje a vitória é certa desde que eu não me esqueça do alvo, hoje a vitória era garantida, porém nossos erros e confiança nos levaram a eliminação. Se não focarmos em Jesus e não aceitarmos o seu amor também seremos eliminados.

Por mais difícil que as coisas pareçam, por mais pesado que seja o jogo, confie nAquele que declarou a vitória em sua vida, nAquele que está ao seu lado independente do que acontecer.

“Eu lhe disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham animo! Eu venci o mundo.” João 16: 33 (NVI)

Que o Pai possa te mostrar o tamanho do Seu amor pela sua vida e que o Espírito Santo habite em ti lhe conectando ao Pai cada dia mais.

Com amor em Cristo

Cavalcante

domingo, 27 de junho de 2010

Soberania de Deus

No inicio deste ano, buscando entender o que Deus queria fazer na minha vida e com muitos questionamentos na minha mente, Ele me deu o Salmo 11, onde nos versículo 3 e 4 diz o seguinte:
“Quando os fundamentos estão sendo destruídos que pode fazer o justo? O Senhor esta no seu santo templo; o senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens” Sl 11:3-4
Mais uma vez Ele me mostrou que está no controle de todas as coisas. Muitas vezes não sabemos o que ou porque as coisas acontecem, mas Deus sabe e isso só me faz exaltar o grandioso nome dele.

Quando os fundamentos estão sendo destruídos que pode fazer o justo?
Passamos por tanta coisa, vivemos tantas situações, alguns de forma mais intensa do que outros, mas quando vemos os fundamentos sendo destruídos e não podemos fazer nada, o que sentimos? Temos tantas alegrias, mas ao mesmo tempo tantas tristezas. Muitas vezes passamos por situações que não acreditamos ser real: doenças, perdas de pessoas queridas, problemas financeiros, tantas coisas acontecem e o que podemos nós fazer? Será que com nossos super poderes podemos transformar todo o sofrimento em alegria? O que fazer em uma hora dessas? Pois eu quero dizer para vocês o Deus que habita em mim é o mesmo Deus que habita em você, é o mesmo Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, e Ele pode todas as coisas. Nós não fazemos nada, mas Ele faz tudo.

O Senhor esta no seu santo templo; o senhor tem o seu trono nos céus. Deus é soberano em todas as coisas, Ele esta no controle de todas as coisas, Ele realmente esta no santo templo, no trono dos céus. E como é bom saber que Deus esta no controle de tudo, a melhor coisa deste mundo é saber que estamos no centro da vontade de Deus. Aí você pode dizer: “Mas para estar no centro da vontade de Deus é necessário sofrer?”. Claro que não, mas algumas vezes é a única maneira de o buscarmos do fundo do coração.

Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens. Meu coração fica muito em paz por saber que Ele esta cuidando de tudo. Muitas vezes não sabemos como, mas Seus olhos observam, examinam e por isso podemos depender totalmente desse Deus soberano.

Passamos por muitas dificuldades, mas que bom é saber que Deus é soberano e esta cuidando de tudo. Continue buscando a Deus com toda a sua força, Ele não te desampara nunca, e Ele tem o melhor para você. Creia nisso.


Everson Savaris

sábado, 26 de junho de 2010

O corpo e suas partes

Conversando com um amigo este fim de semana, falei sobre a importância de um membro para o corpo, mesmo que às vezes não pareça, mesmo que às vezes fique esquecido, ele sempre será fará parte do todo, e sem ele o corpo fica incompleto.

Como diz em 1 Cor 12:26: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.”

Sofrer com quem sofre, chorar com quem chora, se alegrar com quem se alegra, esta é a função do corpo, estar junto para o que der e vier. Muitas vezes esquecemos daquele nosso irmãozinho que não esta passando por um momento muito agradável, ou então isolamos aquele que não faz parte da nossa turma, e nem imaginamos o mal que estamos fazendo, esquecemos que o corpo é composto de diferentes partes, diferentes pessoas, cada um com suas qualidades e seus defeitos.

O corpo de cristo é formado por mim e por você, somos tão falhos quanto qualquer outra pessoa, mas o que nos une é algo mais significativo que tudo: o amor de Cristo.
Um corpo precisa estar unido, precisa estar com todas as partes funcionando bem para que cresça, para que tenha saúde espiritual, para que dê frutos.

Quantas vezes vemos o inimigo atacando e tentando destruir a unidade do corpo, tentando derrubar aqueles que estão juntos, plantando intrigas, discórdia, inveja e tantas outras coisas que começam pequeninas e aos poucos acabam tornando-se um verdadeiro câncer.

Você já esteve com uma dor de dente? Não e engraçado que o corpo todo sente? Você fica mal, dói a cabeça, dói a boca, você fica sensível com tudo. Assim acontece quando um membro do corpo de Cristo esta com dor de dente, todos os outros membros sofrem com ele, mesmo sem querer, às vezes mesmo sem saber, mas todos sofrem devido a dor de dente do irmãozinho do lado.

Você é importante para o corpo de Cristo, não deixe que as angústias do dia a dia, as armadilhas que são preparadas para te derrubar te afastem Daquele que deu a vida por ti. O inimigo pode tentar colocar na sua cabeça que você não é importante, que você não é útil para nada, mas eu quero te dizer que você é importante sim, sem você o corpo todo padece, o corpo todo sofre, o corpo de Cristo precisa de você.



Everson Savaris

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Posso ou não posso?

1 Coríntios 6:12 (NVI)
Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não deixarei que nada me domine.

Ser cristão para alguns parece ser preso não é? Parece contraditório Jesus falar que veio para libertar os cativos e ao mesmo tempo “estarmos presos” a regras e mandamentos.

Se a Bíblia contem tantos mandamentos, como Paulo faz esta afirmação à igreja de Corinto?

Eis uma questão que hoje levanta polemica em muitas igrejas evangélicas. Porque em algumas pode isso e não pode aquilo e na outra aquilo que não pode é permitido, mas é proibida outra coisa?

Paulo nos diz que tudo lhe é permitido, porém nem tudo convém e também que não se deixará dominar por nada.

Sabemos que o apontar de Deus em relação ao pecado é um cuidado de Pai com a nossa vida, Ele sabe o que é bom e o que é ruim para nós e com isso nos previne das más escolhas, aquelas que nos farão sofrer eternamente longe da sua graça.
Se pecarmos e pedirmos perdão, Deus nos perdoará e estaremos livres de qualquer acusação do diabo, porém não estaremos livres da conseqüência do pecado.

Quando vejo alguns pode e não pode, vejo a diferença da igreja, lembrando que igreja são as pessoas e não o prédio. Aquilo que é simples para mim pode ser uma pedra de tropeço ao meu irmão e aquilo que não oferece nenhum perigo à ele pode me afastar radicalmente de Deus.

Conheço uma igreja que é totalmente voltada aos jovens, segue um estilo bem voltado aos dons espirituais, porém “proíbe” algumas coisas que na minha igreja são permitidas (permitidas por não conter proibição na Bíblia referente a tais coisas). Depois de um tempo conheci uma garota desta igreja e um dia ela explicou de maneira simples e totalmente amorosa que eles não podiam fazer aquilo, pois a maioria de seus membros tiveram problemas no passado nesta área e os demais que não tiveram problema não o fazem por solidariedade, amor e respeito aos demais.
Achei aquilo fantástico, sacrifício de amor, prática do versículo de hoje, mesmo sendo permitido não se deixaram dominar.

Porém o que quero abordar irmão, é para que você se avalie e veja quais são as coisas que você tem praticado que tem te afastado de Deus e que tem dominado você. Não tome como parâmetro se o seu irmão pode ou não fazer aquilo, mas tome como parâmetro o Espírito Santo de Deus que vai te mostrar as barreiras que há entre vocês.

Lógico, siga as determinações da Bíblia, não utilize este versículo para cometer pecados como sexo antes do casamento, a Bíblia é clara referente a varias atitudes, mas analise os costumes que você tem.

Que Deus abençoe o seu dia e que o Espírito Santo te mostre o que você deve renunciar.

Com amor em Cristo

Cavalcante.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Salvando a quem amamos

Devido a alguns fatos estava refletindo sobre a morte, sobre quando entes queridos falecem.
Ouvi de uma pessoa que seu parente havia morrido e a mesma falou que ele estava com o Pai, creio que por impulso acabei perguntando se a pessoa já havia aceitado Jesus e a resposta foi não, não preciso dizer qual foi meu sentimento não é?

Há uns dez anos perdi meu avô. Eu o amava muito, era uma pessoa simples, simpática, divertida, sempre que podia ajudava os outros, cuidava da família, enfim era um homem espetacular, dono de uma integridade e honestidade pouco conhecida nos dias de hoje, mas infelizmente tenho duvidas se ele realmente conheceu Jesus. Eu naquela época também não conhecia.

A Bíblia nos diz que estamos destinados a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo (Hebreus 9: 27) e ela nos diz também que somente por Jesus é que temos a salvação e chegamos a Deus (João 14:6; Romanos 10:9-10; Atos 4:12)

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa para a salvação.” Romanos 10: 9-10 (NVI)

Após desligar o telefone me senti indelicado em fazer aquela pergunta naquela hora, pois a pessoa como crente sabia que se o seu querido não conheceu a Jesus ele não obteve a salvação.

Talvez muitos queridos nossos tenham conhecido Jesus e nós não sabemos, mas também em muitas vezes eles não fazem a mínima idéia de quem Cristo seja e nós não nos esforçamos nenhum pouco para que conheçam. Preocupamos-nos tanto em levar a palavra à outras pessoas, principalmente aquelas que não conhecemos, mas como está o nosso evangelismo dentro da nossa família? No meio de nossos amigos? Como estamos cuidando das pessoas que mais amamos?

O site IluminAlma publicou um devocional muito bom referente ao presente que é falar de Cristo às pessoas e que não podemos deixar de entregar este presente simplesmente por esperar a oportunidade certa ou coisa semelhante ( http://www.iluminalma.com.br/vec/1006/23-missao.html ).

Hoje pode ser o dia para que você fale do amor de Jesus aquela pessoa que você tanto ama, mas que ainda não conhece o amor de Deus, falar de Cristo àquele familiar que tanto te alegra e te faz bem, mas que acha que apenas sendo uma pessoa boa e praticando boas obras estará no Reino dos Céus (leia a devocional do dia 16/06 - Suporte Técnico).

Pode parecer duro admitir, mas não basta ser integro, não basta ser bom, não basta viver uma vida exemplar, se Cristo não for conhecido nada disso valerá para que vivamos eternamente na presença do Pai.

Mãos a obra, fale do amor de Deus para àqueles que você deseja encontrar no Céu.

“Senhor ajuda-me a falar do Seu amor para aqueles que tanto amo, me ajuda a apresentar o Seu filho Jesus e com isso levar a salvação para eles. Não deixe que meu comodismo permita que mais pessoas morram eternamente sem te conhecer. Prepara o coração destas pessoas para que a sua palavra seja semeada e que ela cresça como uma semente e tome conta de todo o seu ser.”

Que a graça de Cristo, o amor do Pai e o poder do Espírito Santo estejam com você.

Com amor em Cristo

Cavalcante

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lavados por Jesus

João 13: 5 (NVI)
Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.

Neste trecho da Bíblia vemos um dos maiores sinais de humildade de Jesus, aquele que é Deus, que é Rei, lavando os pés de simples mortais pecadores. Foi uma tremenda lição que Jesus nos deixou em relação a servir o irmão.

Porém não é sobre isso que quero meditar na palavra de hoje. Em uma pregação fui levado a refletir neste gesto mais além do que humildade, mas ao sentido de purificação.
Será que Jesus queria apenas demonstrar humildade neste ato?

“Jesus respondeu: Se eu não os lavar, você não terá parte comigo.” João 13: 10 (NVI)

Quem já não andou descalço? Após o caminhar se olharmos nossos pés veremos que ele estará sujo com poeira, barro, areia etc. e por mais que tenhamos acabado de tomar banho teremos que lavar nossos pés.

Assim também é na vida espiritual, podemos estar cheios de Jesus, ter sido lavado por Ele, porém o caminhar pelo mundo, o viver neste mundo, faz com que nos sujemos, mesmo que seja apenas os pés. Jesus na palavra de hoje mostra a importância do ser lavado por ele. Os discípulos andaram por vários povos pregando o evangelho de Jesus e curando conforme o próprio Cristo havia orientado e assim como nós que andamos neste mundo, eles estavam com seus pés sujos e Jesus mostrou a importância de lavá-los e confirma isso no versículo 10 citado logo acima.

Pedro pediu para que Jesus o lavasse não apenas os pés, mas Jesus disse que não é necessário lavar mais que os pés se você já está limpo. (João 13: 9-10)

Meu irmão você pode já conhecer ao Senhor, estar cheio do Seu Espírito, mas o seu caminhar diário, o seu viver neste mundo te faz com que alguma sujeira fique em você e é necessário que estejamos limpos diante do nosso Pai, por isso temos que deixar Jesus lavar nossos pés.

Assim como alguns antigos costumavam lavar seus pés antes de dormir, deixe que Jesus os lave todos os dias ao fim de cada caminhada.

Que o Senhor lave seus pés no dia de hoje e o Seu Espírito inunde a sua alma.

Com amor em Cristo

Cavalcante

terça-feira, 22 de junho de 2010

Baixando as asas

A soberania de Deus nos coloca num estado de total dependência de Sua vontade.

Compreender os seus projetos para minha vida tem sido uma busca incessante, e mesmo que às vezes não compreenda tudo, sei que Ele esta no controle soberano de TODAS as coisas, e Ele têm o melhor para mim.

Sonhar os sonhos de Deus estando no centro da Sua vontade, este é o meu mais profundo desejo.

O texto de Is 31:21 diz: "Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma
voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o". Como é bom saber que Ele nos guia, Ele sabe exatamente o caminho, antes mesmo de escolhermos Ele já esta nos guiando para o centro da Sua vontade.

Claro que às vezes queremos dar um “jeitinho” de chegar ao destino mais rápido, mas aí Ele nos ensina que as coisas acontecem no devido tempo, e às vezes temos que simplesmente parar e baixar as asas, sim baixar as asas.
Li na semana passada um devocional que falava o quanto queremos ouvir a voz de Deus, mas não paramos, e quando paramos ficamos como um pássaro no ar que continua batendo as asas mesmo sem sair do lugar, não nos aquietamos realmente na Sua presença. Deus quer que nós baixemos as asas, somente quando nos aquietamos e descansamos Nele é que ouviremos tudo o que Ele tem para nós.

Paremos e baixemos as asas, ouviremos coisas incríveis do próprio Deus para nossas vidas.


Everson Savaris

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Jesus reconstrói o templo de Deus

João 2: 19 (NVI)
Jesus lhe respondeu: Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias.

Hoje sabemos aqui que Jesus estava falando dEle e não do prédio templo (João 2:21), porém o povo daquela época não entendeu isso (João 2:20).

Jesus aqui mais uma vez prediz a sua morte e ressurreição, pois Ele sabia que o matariam e Ele ressuscitaria no terceiro dia e estaria vivo para sempre junto ao Pai.

No dia 4 de junho (Blog Comentando a Palavra) comentamos sobre sermos Templos Santos, sobre sermos templos do Espírito Santo e aqui vemos que com Jesus lógico que não seria diferente.

O templo na época de Jesus estava sendo usado para muito mais coisas do que para adoração ao Senhor (João 2: 13-17) e isso fez com que Jesus expulsasse os vendedores dali.

O fato é que já vimos que somos templos do Espírito Santo e comentamos como cuidar deste templo fisicamente, mas hoje quero puxar a nossa atenção para quais cultos tem sido prestados neste templo, quais são os sacrifícios nele oferecidos.

Quais tem sido nossas atitudes? Como temos tratado a nossa vida? Será que Jesus ao olhar para nós em nosso trabalho, namoro, igreja, casa, ele sorriria ou choraria?

Se somos templos do Espírito, se somos filhos do Deus vivo, temos que agradá-lo e honrá-lo com a nossa vida e imitarmos Cristo em suas atitudes.

Se hoje os cultos e sacrifícios prestados pelo seu templo não honram a Deus, então deixe Jesus restaurar o templo assim como Ele fez a mais de dois mil, deixe Jesus expulsar as coisas que ocupam o lugar de Deus e tornar este templo casa do Pai e fazer com que você viva eternamente ao lado do Pai.

Se esta é a sua opção faça a oração abaixo:

“Jesus eu te entrego a minha vida, expulsa tudo aquilo que não te agrada, tudo aquilo que não presta culto à Ti, quero que sejas o meu Senhor e Salvador e quero viver segundo o Teu exemplo e a Tua vontade.
Minha vida é sua Senhor, faça dEla o que estiver em Seu coração.”

Que Deus abençoe o seu dia e que o Espírito Santo possa habitar em seu novo templo.

Com amor em Cristo

Cavalcante

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MAIS DO QUE PEDIMOS OU IMAGINAMOS

Um casal de idosos estavam comemorando seu aniversário de 40 anos de
casamento. Durante a celebração, apareceu um gênio e disse, “Porque
vocês foram tão amorosos todos esses anos, eu darei um desejo a cada
um.”

A esposa rapidamente exclamou, “eu quero uma viagem ao redor do
mundo.” O gênio acenou com a mão e BOOFT – apareceram as passagens
aéreas imediatamente na mão dela.

Logo, era a vez do marido. Ele pausou por um momento, e então, meio
acanhado disse “Bem, eu gostaria de ter uma esposa 30 anos mais jovem
que eu.” O gênio acenou com a mão e BOOFT – de repente, o homem ficou
trinta anos mais velho!

Parece que temos um fascínio por histórias de gênios mágicos que
concedem desejos-- e por que normalmente são três desejos? Qual de
nós não parou para pensar, “Se um gênio me concedesse três desejos, o
que eu escolheria?”

Deus não é, como alguns imaginam, um gênio mágico à espera de tudo
que nós pedimos a ele (veja Tiago 4:3). Entretanto, este nível de
poder e habilidade estão à disposição dele. Note estas palavras de
Paulo:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que
pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele
seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações,
para todo o sempre! Amém! (Efésios 3:20-21 NVI)

Deus pode fazer mais do que eu peço a Ele. Isso é fantástico,
considerando que eu tenho alguns pedidos bem difíceis. Além disso, e
isto é realmente impressionante, Deus pode fazer mais do que eu até
mesmo posso imaginar! Eu não sei de você, mas eu posso imaginar
bastante. Ainda assim, Paulo nos assegura que Deus não só pode fazer
tudo que nós pedimos ou imaginamos – ele pode fazer mais,
imensuravelmente mais!

Quando as coisas da vida estiverem além do meu controle, eu
encontrarei conforto em saber que Deus tem este poder tão
incrivelmente grande – não o poder de um gênio imaginário, mas o
poder de um Pai vivo e admirável – que criou o universo.

Às vezes nós nos oferecemos para orar por alguém dizendo, “é o mínimo
que eu posso fazer.” Como nós erramos! Considerando o poder de Deus,
é o a máximo que podemos fazer! Nós conseguimos falar com o Deus
Todo-poderoso que também é nosso Pai amoroso. Fazemos isso por uma
outra pessoa e pedimos que Ele faça mais do que nós podemos pedir ou
imaginar para esta pessoa que amamos.


Alan Smith


Devocional retirada do site Iluminalma

http://www.iluminalma.com/vec/

- Por favor, toda vez que visitar o site da iluminalma, faça uma
visita também aos anunciantes. As visitas são gratuitas e sem
compromisso, e ajudam no sustento deste ministério.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Suporte técnico

Efésios 2: 8 (NVI)
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Há quase uma semana estou tentando resolver um problema na conexão de internet de meu computador pessoal e como um bom usuário que sou ainda não obtive êxito. Já tentei restaurar o sistema, coloquei uma nova placa de rede, coloquei outro modem e nada, absolutamente nada. Estou relutante em chamar alguém para vir resolver este problema, mas depois de tantas tentativas vejo que preciso de alguém que possa e que seja capacitado a me trazer a solução.

Na vida espiritual também é assim. O homem tenta por muitas vezes alcançar a salvação, o Céu, por conta própria, através de obras, religião, observação da lei, etc. porém a Bíblia diz que somente pela graça, por meio da fé que seremos salvos e isso é reafirmado em Tito 3:5-6.

As boas obras não nos levam à Deus (Ef 2: 9).

A religião não nos leva à Deus (Tg 1: 25-27).

O observar a lei não nos leva à Deus (Gl 2:16, Rm 3: 19-22)

Mas Jesus nos leva à Deus.
“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

Não importa o que você tenha feito, não importam quais foram as suas tentativas, o fato é que se você não chamar Jesus para ajustar a sua vida e habitar em seu coração você não chegará a Deus.
Só Jesus pode trocar as peças com defeito de seu coração e restabelecer a conexão entre você e o Pai.

Que neste dia “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.” Números 6: 24-26

Com amor em Cristo
Cavalcante

terça-feira, 15 de junho de 2010

Suportai uns aos outros

Colossenses 3: 13 (NVI)
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Quantas vezes conhecemos uma pessoa que parece totalmente incompatível conosco? Aquela pessoa que não nos fez nada, mas parece que sua simples presença nos irrita?
É uma sensação estranha, pois não houve nada para que este sentimento exista e você simplesmente não consegue “topar” com aquela pessoa e você decide simplesmente não ter um relacionamento com ela. Isso pode acontecer no trabalho, na faculdade ou até mesmo na igreja.

A palavra de Deus nos diz para suportarmos uns aos outros. Creio que suportar aqui não seja apenas no sentido de aturar o outro, mas também dar suporte, dar base ao outro, independente do sentimento que temos por esta pessoa. É ensiná-la no caminho de Cristo, ou ajudá-la a permanecer nele.

“Perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. Como é fácil se queixar de alguém, queixar-se do jeito do irmão, das coisas que ele faz e muitas vezes apenas mudamos nossa atitude com o mesmo, ou pior, falamos dele aos outros sem ao menos ir conversar com esta pessoa. Há situações em que realmente somos afetados por alguém e isso nos machuca, porém da mesma maneira que o Senhor nos perdoa sempre, assim também temos que ser. Todos nós erramos, pois não somos perfeitos, logo todos nós temos o direito de ser perdoado e o dever de perdoar.

Muitas vezes longas amizades, verdadeiras relações fraternas acabam porque um dos dois acabou machucando o outro, e como um vaso quebrado mesmo colado não fica perfeito e também fica mais frágil e nunca mais volta a ser o mesmo, assim acontece com relacionamentos. Porém Deus é o oleiro e pode dos cacos do velho vazo fazer um vazo novo e mais bonito que o primeiro.

“Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.” Isaias 64:8 (NVI)

Se há algo em seu coração, alguém que você precisa perdoar ou pedir perdão, te convido a orar ao Pai e pedir que Ele te ajude a resolver esta questão e com isso libertar-se e libertar o seu irmão. Se há alguém como falamos no início que simplesmente não lhe agrada, mesmo sem ter lhe feito nada, ore ao Pai para que você consiga se aproximar desta pessoa e que consiga ver as suas qualidades.

Que o Pai te abençoe e que a luz do Espírito Santo te ilumine neste dia.

Com amor em Cristo

Cavalcante

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Glória à Quem é a glória

Jeremias 9: 23-24 (NVI)
Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria, nem o forte em sua força, nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o SENHOR e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o SENHOR.

Estava neste domingo assistindo ao DVD do Ministério Filhos do Homem, que é um ministério de louvor de Pato Branco – PR, e o DVD se inicia com estes versículos.

Na sociedade de hoje o que mais conta tem sido o reconhecimento, pessoas investem tempo e dinheiro para chegar a posições cada vez mais elevadas e mostram isso esbanjando em carros, casas, roupas, restaurantes etc. a glória cada dia tem sido mais pessoal e a busca por esta gloria cada dia mais intensa. Porém hoje vemos o Senhor nos dizendo para que não nos gloriemos em nossas qualidades, ou seja, a gloria não deve ser nossa, por mais que “merecida”, mas que devemos nos gloriar no Senhor.

Porque devo me gloriar no Senhor e não em feitos por mim realizados? Creio que muitas vezes esquecemos que se somos sábios é devido a sabedoria recebida de Deus, se somos fortes é porque Deus assim nos fez e se somos ricos é pela fidelidade de Deus. Tudo o que recebemos e somos vem do Senhor e é fruto da nossa busca por Ele, por isso o Pai diz: “mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o SENHOR e ajo com lealdade, justiça e com retidão sobre a terra...”

Compreender o Senhor, conhecê-lo mais, isso sim é motivo de gloria, isso sim é a melhor e maior coisa que podemos realizar na terra, pois esta busca por Deus nos traz resultados imagináveis, pois Ele mesmo declara que age com lealdade, justiça e retidão. Será através da busca pelo Senhor que mudaremos a vida de pessoas, que seremos abençoados, através dos padrões de Deus é que tornaremos a sociedade em um lugar melhor.

Buscar ao Senhor para compreendê-lo e conhecê-lo mais, é isto que Deus espera de nós este dia, uma disposição em estar com Ele cada dia mais para que um dia possamos estar junto com o Pai durante toda a eternidade.

Deus tem grandes coisas para você tente buscá-lo para recebê-las.

Que o Senhor te abençoe neste dia e que o Espírito Santo o ensine a buscá-lo mais.

Com amor em Cristo

Cavalcante

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ofertas

1 Crônicas 29: 5 (RA)
Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

Hoje quero propor algo diferente, quero propor o que o nome do nosso blog propõe, vamos Comentar a Palavra.

Encima do versículo acima escreva nos comentários o que Deus disse ao seu coração de depois postaremos um devocional compilando todos os comentários.

Que Deus abençoe o seu dia.

Com amor em Cristo

Cavalcante

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Amor de Deus

Romanos 8: 38-39 (NVI)
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Recebi este versículo como presente de Deus através de um amigo do trabalho, nunca tinha ouvido este texto e confesso que não sei direito o que escrever sobre ele, mas me tocou muito.

Isto é Paulo dizendo aos Romanos com uma certeza fantástica de que aparentemente nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo. Por meio de Cristo Jesus porque Ele já pagou o preço pela nossa vida (1 João 4: 9). Mas refletindo chego a conclusão de que uma criatura pode nos separar do amor de Deus e esta criatura somos nós mesmos.

Através de nossas escolhas podemos decidir viver no amor de Deus ou estar distante deste amor. Isto é sendo diferente do que Cristo foi, agindo de maneira diferente a de filho de Deus.

1 João 3:17 (NVI) Se alguém tiver recursos materiais e, não se compadecer dele, como pode permanecer o amor de Deus?”

Devemos amar nosso irmão, pois Deus é amor (1 João 4:8), e amar é a maior maneira de ser a imagem e semelhança deste Deus. Estar no amor de Deus é amar e ser amado, é transbordar este amor, é levar o amor de Deus aos outros. Por este motivo apenas nós podemos nos afastar do amor de Deus.

Qual a atitude de amor você pode ter com um irmão hoje?

Pratique estar na presença do amor de Deus e você verá este amor atingir a outros como uma imensa onda.

Que Deus te abençoe neste dia e que o Cristo te conduza ao centro do amor de Deus.

Com amor em Cristo

Cavalcante e Vinicius Andreatta

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conselhos

Salmos 1: 1 (NVI)
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Como é difícil seguir o versículo acima quando se vive no meio de não crentes. Alguns deles são até seus amigos e de certa forma querem te ajudar, mas até mesmo sem querer, muitas vezes acabam te atrapalhando. Não estou querendo dizer que quem não é crente não “presta”, mas o que quero alertar é que eles ainda não enxergaram algumas verdades que os filhos de Deus já receberam do Pai.

Coisas pequenas podem causar grandes estragos, de repente aquela pessoa tão amiga sua lhe sugere algo, ou faz algo tão aparentemente inofensivo e você simplesmente acata seu conselho ou imita sua atitude, porém se esquece de consultar aquele que é o Conselheiro e com isso pode estar abrindo brechas para que o inimigo aja em sua vida.

O que há de errado em sair e beijar na boca? O que há de errado em “apenas” olhar aquela mulher que passa a sua frente? O que há de errado em dar uma “comentadinha” da vida de tal pessoa? Se o troco veio errado o problema é de quem deu, certo?

Coisas simples, conselhos simples, mas que tem um peso espiritual incrível. Vemos na continuação do Salmo de hoje (leia-o inteiro) Deus falando que aquele que busca e se satisfaz com o Senhor é como arvore que dá frutos regularmente e suas folhas não secam, porém os ímpios são como palhas que o vento leva. O vento hoje pode ser caracterizado como o mundo, onde simplesmente as pessoas que não possuem Jesus se deixam levar pelo seu modismo.

Também não se isole destas pessoas e em alguns casos os seus conselhos podem realmente serem bons, mas sempre pese-os na balança do Espírito Santo. Você foi chamado para ser exemplo, para ser influência e não influenciado, mas para isso você precisa estar ligado ao Pai, conectado e sintonizado à Ele.

Em meu trabalho éramos em três crentes e tínhamos um acordo que quando algum de nós estivesse se deixando levar pelo meio e pelas coisas do mundo, os outros o chamaria atenção. Isso funciona. Ter companheiros de fé em que você pode confiar é benção e agrada ao Senhor, uma busca em conjunto pode ser muito mais edificante.

Tome cuidado com os conselhos que você tem ouvido, com as atitudes que você tem imitado, lembre-se que você deve ser um imitador de Cristo e o levá-lo aos que ainda não O conhecem.

Ame aqueles que ainda não tem Jesus e ore para que eles também conheçam aquele que é o maior motivo de nossa alegria.

Que Deus abençoe o seu dia e que o Conselheiro (Espírito Santo) sempre lhe mostre o caminho a seguir.

Com amor em Cristo

Cavalcante

terça-feira, 8 de junho de 2010

Promessas

Josué 21: 43-45 (NVI)
Assim o Senhor Deus deu aos israelitas toda a terra que havia prometido aos seus antepassados. E quando tomaram posse da terra, eles passaram a morar nela.
O Senhor lhes deu paz com os povos vizinhos, conforme havia prometido aos seus antepassados. Nenhum dos inimigos conseguiu resistir, pois o Senhor deu ao povo de Israel a vitória sobre eles.
O Senhor cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel.


Acredito que todos conhecem a história do povo de Israel, de como o Senhor o concebeu e de que como Deus levantou Moisés para libertá-los do Egito e levarem à terra que o próprio Deus prometeu. Mas os versículos de hoje me levam a refletir sobre promessas.

No texto acima vemos o cumprimento da promessa de Deus ao povo de Israel, onde eles chegaram a Canaã e tomaram posse, porém a história não é só maravilhas como vemos.
Sabemos que o povo de Israel passou quarenta anos vagando no deserto e podemos ver o motivo disto ao decorrer dos livros de Êxodo até Deuteronômio.

A promessa se cumpriria muito mais fácil se o povo de Israel ouvisse e obedecesse ao Senhor, porém mesmo com os sinais dados, o povo ainda duvidava do Pai e o colocava a prova e sempre apresentando rebeldia contra Ele.

O que quero comentar hoje é que: quantos de nós estamos esperando as promessas do Senhor? Declaramos que Deus tem promessas, mas sempre que contrariados reclamamos de Deus e colocamos sua fidelidade a prova.

Assim como o povo de Moisés poderíamos receber aquilo que Deus tem para nós muito mais rapidamente do que recebemos, porém preferimos criar ídolos, reclamar, desviar o caminho ao invés de apenas acreditar nAquele que nos criou e cuidou até aqui.

Olho para trás e me envergonho de tantas vezes em que agi por conta e por não acreditar no que Deus tinha para mim, por querer adiantar o querer de Deus por julgar que eu não precisava esperar. Por simplesmente não confiar naquilo que é a coisa mais certa do mundo: Que o Deus de Moisés ainda é o Deus de hoje e que age da mesma maneira.

Talvez você esteja no deserto e assim como o povo de Israel você esteja desanimado, mas assim como alguns não entraram na terra prometida, você também vai querer ficar de fora das vontades de Deus para a sua vida?

Quais são as atitudes que tem te afastado das promessas de Deus?

Ta na hora de olhar para frente, para o alvo que é Cristo e deixar que as coisas que Deus tem para ti venham naturalmente e não as atrase tentando buscá-las mais rapidamente. Entregue seu futuro e seus desejos ao Pai e Ele será fiel para cumprir as suas promessas assim como foi com Israel.

“Senhor, entrego tudo à Ti, minha vida, meus desejos e meus planos. Te aceito como o Senhor da minha vida, como o meu Salvador e quero viver apenas por Ti. Guia meus passos, encha-me com Teu Espírito Santo e toma as chaves do meu coração.”

Que o Pai abençoe o seu dia e que as Suas promessas sejam cumpridas em sua vida.

Com amor em Cristo

Cavalcante

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Flores à nós confiadas

Eclesiastes 9: 9a (NTLH)
Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama.

Novamente Eclesiastes, acho que daqui a pouco criaremos uma seção somente para este livro (risos), mas novamente pedi uma palavra à Deus e ele me deu este livro.

É engraçado eu falar sobre o versículo acima visto que ainda não sou casado e nem mesmo comprometido com alguém, mas me sinto a vontade em escrever sobre o mesmo, pois acredito que Deus tem uma pessoa certa para cada filho seu e pela fé temos que ter conhecimento de como tratá-la quando a mesma chegar.

Mulheres, me desculpem, mas hoje a palavra será aos homens, mas fiquem a vontade para ler e criticar se preciso for.

Homens, já imaginaram sua vida sem uma esposa? Para aqueles que ainda não a possuem, assim como eu, nós sabemos como é, mas ainda esperamos na fé (risos). O fato é que Deus sabia que não era bom o homem ficar sozinho e vemos isso em Genesis 2: 18, 21-24. Deus criou a mulher a partir do homem, para que fossem uma só carne.

Mas a questão é como temos tratado nossas esposas? Aquela mulher que Deus nos confiou?

Fico bastante triste quando converso com amigos não crentes (isso acontece com os crentes também, porém mais sigilosamente) e vejo que o adultério é uma coisa normal entre eles, que é normal deixá-las em casa enquanto se envolvem com outras mulheres em busca de um prazer momentâneo, ou até mesmo através de pornografia, erotismos, ou até mesmo “admirando” mulheres nas ruas e assim amaldiçoando sua vida e seu lar, dando brecha ao inimigo para agir em suas vidas. O estranho é que quando esses adultérios vêm à luz e suas esposas resolvem deixá-los, o mesmo homem chora e pede para que a sua “querida” não vá embora.
Então se a ama tanto por que traiu? Por que procurou outras mulheres.

“Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.” 1 Pedro 3: 7 (NVI)

Vemos no versículo acima que não se trata apenas de adultério, mas de cuidado e honra, de tratar a mulher como ela é, como o ser mais frágil, embora a sociedade tenha agregado à mulher uma força mais que masculina, no sentido de igualdade. Mas trate a sua esposa com carinho, com delicadeza, com ternura, COM AMOR, para que ela se sinta amada por Deus através da sua vida.

Tenho vergonha dos meus relacionamentos passados, tanto antes quanto depois da conversão, pois sei que fui muito aquém do que a palavra diz, e em muitas vezes deixei meu lado orgulhoso, rude e grosseiro tomarem a frente destes relacionamentos e pelas vezes que não vi a fragilidade dita na Bíblia referente a mulher.

Quero te desafiar marido, a hoje surpreender a sua esposa com flores ao chegar em casa, ou uma outra prova de carinho e a realizar alguma ação para com que ela se sinta amada, honrada e cuidada. E também peça perdão pelas vezes em que você não cumpriu o versículo 7 do 3º capitulo de 1 Pedro.

Se você, assim como eu, não está comprometido com ninguém, realize um gesto de gratidão à uma mulher importante de sua vida, seja mãe, avó, amiga, líder, enfim, mande uma mensagem, ligue, diga a ela o quanto ela é especial para você e principalmente à Deus.

Tenho certeza que Deus fará grandes coisas através destas atitudes.

Mulheres se vocês leram esta devocional, não estraguem a surpresa caso seu marido chegue diferente à você hoje ok? E se você mulher que ainda não tem um marido nem está comprometida, ore para que Deus lhe dê um homem segundo o coração dEle e que te trate da maneira que Jesus lhe trataria.

Que Deus abençoe o seu dia e que a criatividade do Espírito Santo lhe faça surpreender a sua amada hoje.

Com amor em Cristo

Cavalcante

domingo, 6 de junho de 2010

Encontrar com Deus e os irmãos

Salmos 122:1 (NVI)
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!

Olá irmãos, hoje é domingo e certamente muitos de vocês tem culto em suas congregações locais. Que maravilha não? O Salmo diz que Davi se alegrou quando disseram vamos à Casa do Senhor, e isso realmente nos alegra ou não?

Quando vamos ao culto teremos o momento de louvor, onde com nossos lábios poderemos cantar louvores e exaltar o nome de Deus. Teremos aquele momento gostoso de abraçar os irmãos, lhes dar um sorriso e desejar as bênçãos de Deus sobre a vida dele. Também há o momento da Palavra, onde o Pastor vem com um recado vindo direto do Pai para todos da sua igreja.

Você não sente alegria nisso? Não? Você é um dos que acham que não precisamos ir ao culto para termos comunhão com Deus? Ou também que a igreja é um bando de pessoas hipócritas que vivem um falso cristianismo durante toda a semana e no culto se mostram as mais santas possíveis? Repararam na sua roupa? No jeito que você adora?

Vejamos o que Paulo falava sobre as reuniões dos cristãos: Hebreus 10: 25 (NVI)
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Paulo aqui aconselha as reuniões, pois estava preocupado que alguns estavam deixando este costume. Mas não apenas porque Paulo fala, a bíblia também fala em Mateus 18:20 que onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Deus, Ele ali está. Mais do que reunião com os irmãos, mais do que ver amigos, vamos ao culto encontrar com Deus, pois Ele mesmo disse que ali Ele estará.

Se na sua igreja infelizmente os fatos acima citados são verdadeiros, comece você a mudar isto. Não se esqueça que o maior testemunho do cristão é o exemplo, e também ore para que Deus esclareça à estas pessoas qual o real motivo desta reunião.

Agradeça a Deus pela igreja que você pertence, e quando estiver se preparando para ir ao culto, não se arrume pensando nas pessoas que lá estarão, mas se arrume para encontrar com Aquele que te criou, que te ama e que é Seu Pai e Seu Deus.

Desejo um bom culto para você neste dia e que o Senhor possa falar ao seu coração também neste encontro.

Com amor em Cristo

Cavalcante

sábado, 5 de junho de 2010

Padrões do Mundo

Romanos 12:2 (NVI)
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Coisas do mundo e coisas de Deus.É muito comum usar este tipo de linguagem não é? Ah quando eu era do mundo, ouvia música do mundo etc. Parece uma linguagem crentês fanática não? Não é o que vemos no texto de hoje.

O texto nos fala para não nos moldarmos nos padrões deste mundo, mas quais são os padrões deste mundo?

Vivemos em um mundo tomado pela violência onde não mais se pode sair tranqüilo na rua à noite, ou até mesmo em casa podemos ser surpreendidos por uma bala perdida ou assaltante batendo em nossa porta. Vivemos em um mundo onde corrupção é mais comum que a honestidade, onde quem deveria proteger fornece armamento para os que ameaçam, quem deveria cuidar do povo cuida apenas dos interesses próprios. Vivemos em um mundo onde o sexo tornou-se coisa banal, posso transar com alguém hoje, outro alguém amanhã e assim por diante sem ao menos precisar saber o nome da pessoa ou se ela tem compromisso com alguém.

Romanos 13:13 diz: “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

Vimos claramente que os padrões do mundo não são os padrões de Deus e nem tampouco O agradam. Além disso, o texto de hoje ainda diz para transformamos a nossa mente para que possamos experimentar a boa perfeita e agradável vontade de Deus. Ou seja, mais do que forma de vida, é uma condição para que Deus possa agir em nós, para que a sua vontade possa se sobrepor a nossa e com isso sermos mais que abençoados.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da Paz estará com vocês.” Filipenses 4: 8-9 (NVI)

Que o amor do Pai e o Seu entendimento estejam com você neste dia.

Com amor em Cristo

Cavalcante

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Templos Santos

Ageu 1: 8 (NVI)
Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado, diz o Senhor.

No trecho acima o Senhor fala da reconstrução do templo, prédio. O templo é o lugar onde as pessoas de Deus se encontram para adorar a Deus.
Hoje também não é diferente, há prédios e construções feitos para que o povo de Deus se reúna como igreja.

Mas não é sobre este tipo de templo que Deus me leva a escrever hoje.
A palavra de Deus em 1 Coríntios 6:19 diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Então se somos o templo do Espírito Santo, como temos cuidado deste templo?

No livro de Êxodo a partir do capitulo 35 vemos todo o cuidado e esforço que Deus e seu povo tiveram para com todos os detalhes da construção do templo. Se Deus se preocupou tanto com o templo prédio, você consegue imaginar como Ele se preocupa conosco?

Com o passar do tempo a degradação do corpo tornou-se uma coisa natural. Cada vez mais se torna normal fumar, se encher de remédios, sempre mais fortes, beber compulsivamente, usar drogas, ingerir alimentos cada vez menos saudáveis, não praticar exercícios e assim por diante e com isso reduzimos mais e mais o “prazo de validade” do nosso corpo e a duração da nossa vida.

O que estou querendo irmão não é dar uma lição de moral, ou coisa assim, mesmo porque eu não sou o melhor exemplo de vida saudável, mas quero te convidar a cuidar mais do corpo que Deus te deu, do seu primeiro e maior instrumento de adoração à Deus.

Se seu ministério é louvor ou pregação, como está a sua voz? Se é teatro, como esta sua expressão corporal? Se é edição de vídeo, como está a sua visão? Se é infantil, como está o seu condicionamento físico?

Te convido hoje a avaliar como está a sua vida, à ver como você tem cuidado do templo do Espírito Santo.
O que você acha de se cuidar mais, viver mais e com isso servir mais a Deus e trazer mais pessoas à Ele?

Que Deus abençoe o seu dia e que a sabedoria do Espírito Santo esteja sobre você.

Com amor em Cristo

Cavalcante

Templos Santos

Ageu 1: 8 (NVI)
Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado, diz o Senhor.

No trecho acima o Senhor fala da reconstrução do templo, prédio. O templo é o lugar onde as pessoas de Deus se encontram para adorar a Deus.
Hoje também não é diferente, há prédios e construções feitos para que o povo de Deus se reúna como igreja.

Mas não é sobre este tipo de templo que Deus me leva a escrever hoje.
A palavra de Deus em 1 Coríntios 6:19 diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Então se somos o templo do Espírito Santo, como temos cuidado deste templo?

No livro de Êxodo a partir do capitulo 35 vemos todo o cuidado e esforço que Deus e seu povo tiveram para com todos os detalhes da construção do templo. Se Deus se preocupou tanto com o templo prédio, você consegue imaginar como Ele se preocupa conosco?

Com o passar do tempo a degradação do corpo tornou-se uma coisa natural. Cada vez mais se torna normal fumar, se encher de remédios, sempre mais fortes, beber compulsivamente, usar drogas, ingerir alimentos cada vez menos saudáveis, não praticar exercícios e assim por diante e com isso reduzimos mais e mais o “prazo de validade” do nosso corpo e a duração da nossa vida.

O que estou querendo irmão não é dar uma lição de moral, ou coisa assim, mesmo porque eu não sou o melhor exemplo de vida saudável, mas quero te convidar a cuidar mais do corpo que Deus te deu, do seu primeiro e maior instrumento de adoração à Deus.

Se seu ministério é louvor ou pregação, como está a sua voz? Se é teatro, como esta sua expressão corporal? Se é edição de vídeo, como está a sua visão? Se é infantil, como está o seu condicionamento físico?

Te convido hoje a avaliar como está a sua vida, à ver como você tem cuidado do templo do Espírito Santo.
O que você acha de se cuidar mais, viver mais e com isso servir mais a Deus e trazer mais pessoas à Ele?

Que Deus abençoe o seu dia e que a sabedoria do Espírito Santo esteja sobre você.

Com amor em Cristo

Cavalcante

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Orando certo ou errado?

Lucas 11:1 (NVI)
Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele”

Oração! Quantas vezes na palavra vemos que Jesus orava? Muitas não? Então creio que isso mostra a importância da oração na vida de quem segue e serve a Deus. Mas nós sabemos orar?

O texto de hoje mostra um discípulo de Jesus pedindo ao mestre que os ensine a orar, será que orar é algo tão difícil assim?

Temos a infeliz mania de em nossas orações elaborar frases tão extensas e cheias de adjetivos que das 85 palavras ditas (exagero meu) apenas duas falam o que realmente queríamos dizer a Deus.

A questão da oração é algo tão importante que Paulo em sua carta aos Romanos no capitulo 8 versículo 26 diz que o Espírito Santo nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar.

Então como devemos orar?

Jesus responde isto em Marcos 11:24 “Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.”

Orar é conversar com Deus mostrando à Ele os anseios de nosso coração, seja estes anseios pessoais ou em prol de outras pessoas. É confiar que Deus vai agir sobre nossa oração e atende-la da maneira que Ele julgar ser o melhor, pois sabemos que a vontade de Deus é boa perfeita e agradável. É crer, como Jesus diz, que o que estamos pedindo para Deus já foi concedido e confiar nEle.

Meus irmãos, convido a vocês a dedicarem mais tempo à oração, mais tempo conversando com Deus e mostrando à Ele tudo o que passa em seu coração. Deus é seu amigo e assim como você conversa com seus amigos e pede favores à eles, pois sabem que pode contar com eles, assim faça com Deus que é infinitamente maior que tudo o que há na terra, converse com Ele com a simplicidade que conversa com seus queridos.

Te convido agora a orar pelas coisas que mais tem ocupado seus pensamentos, pedindo que Deus o ajude a resolver ou discernir esta situação e creia que Deus já está cuidando disso.

Que Deus abençoe o seu dia e que a sua graça esteja sobre você.

Com amor em Cristo

Cavalcante

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ídolos

Êxodo 20: 3-4 (NVI)
Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Idolatria: Culto prestado a ídolos. Amor ou paixão exagerada (Dicionário Aurélio)

O tema de hoje creio que seja um tanto quanto batido, porém é a segunda vez esta semana que o escuto ou leio sobre ele e na primeira vez já o tinha descartado dos devocionais, mas creio que a segunda vez é confirmação que devemos comentar sobre ele.

O trecho da palavra de hoje mostra Deus falando sobre não ter outros deuses e também não fazer imagem alguma de coisa qualquer. Ao ler esta passagem é muito fácil apontar algumas religiões que adoram outros deuses ou que confeccionam imagens, mas isso então deixa-nos, nós evangélicos, tranqüilos referentes ao trecho acima certo? ERRADO.

Acreditamos adorar somente a Deus e estamos tranqüilos porque em nossos prédios não temos estatuas de pessoas mortas ou coisas assim, de lendo corriqueiramente a palavra isso parece ser o essencial. Mas e em nossas vidas? Quais são os ídolos que tem ocupado o lugar de Deus?

Colossenses 3:5 diz: “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.”

Lemos algo sobre estatuas no trecho acima? Não foi dito apenas sobre características humanas? Então cabe a pergunta, o que tem ocupado o lugar de Deus em minha vida? Aquilo que ocupa a maior parte do meu pensamento? Será o seu time de futebol? Seu emprego? Seu carro? Seu namoro? Até mesmo seu cargo ministerial?
O que tem te levado a trocar tempo com Deus, pensar nas coisas do Pai, a gastar tempo, energia e emoção em outras coisas?
Na continuação do capitulo de Colossenses o versículo 6 diz que é por isso que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência.

Peça agora ao Espírito Santo que lhe traga a mente as coisas que tem ocupado maior lugar do que deveria dentro da sua vida, aquelas coisas que tem tomado o lugar de Deus e peça para que Ele o ajude a matar estas coisas assim como Paulo diz no versículo 3 de Colossenses.

Que Deus o abençoe neste dia e que a Sua graça esteja sobre a sua vida.

Com amor em Cristo

Cavalcante

terça-feira, 1 de junho de 2010

Moscas Mortas

Eclesiastes 10:1(NVI)
Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra.

Estava em frente ao meu computador orando para que Deus me desse uma palavra para a devocional de hoje e ao mesmo tempo pedindo perdão, pois ontem foi um dia difícil referente ao ser Cristão em aspectos aparentemente simples como linguagem e modo de tratar os familiares. E para minha própria exortação Deus me deu mais um texto de Eclesiastes. Então quero compartilhar este exaltar de Deus com vocês.

No versículo de hoje, a palavra diz do cheiro da mosca morta. Confesso que nunca senti o cheiro de uma mosca morta, porém sim de animais maiores e como o cheiro é desagradável. Vemos que este mau cheiro é comparado com um pouco de insensatez que pesa mais que a sabedoria. De acordo com o dicionário Aurélio, insensatez significa falta de senso ou razão, loucura, insanidade. Então o que é loucura? De acordo com o mesmo dicionário, loucura é estado de louco, insanidade mental e louco é aquele que perdeu a razão, doido, maluco, imprudente.

Caramba, agora buscando o significado das palavras do versículo o senti muito mais pesado. Então quer dizer que fui louco, insensato hoje. Tudo isso por algumas palavras chulas e um estado estressado de tratar meus pais? Mas a palavra compara a insensatez com uma mosca, mas a mosca não é um dos menores animais? Então quer dizer que uma mínima porção de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra e isso estraga o perfume que Deus deixa em nossa vida?

Sim irmãos, Deus me mostrou que sim. Então devo me manter firme a todo tempo, mas nunca conseguirei sozinho, preciso dEle para que eu não caia nos pequenos deslizes e não coloque moscas mortas em minha vida.

1 Coríntios 1: 25 (NVI) “ Porque a loucura de Deus é mais sabia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.”

Então meus irmãos se é para ser louco, quero a loucura de Deus e se é para ser fraco, quero a fraqueza de Deus.

“Senhor, te peço perdão pelos meus pecados, pelas moscas mortas que deixo em meu caminho e pelos aparentes pequenos deslizes que me retiram de sua presença. Agradeço-te porque sempre estas disposto a me ensinar como te servir e para me amparar com Seu imenso amor.”

Que seu dia seja mais que abençoado e que a Graça do Pai o acompanhe não só hoje, mas sempre.

Com amor em Cristo

Cavalcante