segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Isaías 2 e 3

Isaías 2 e 3
No segundo capítulo de Isaías, vemos a profecia do dia do Senhor, o dia em que Deus virá para separar os bons dos maus. Aquele dia cujo somente Deus sabe qual é. Vemos também uma profecia sobre a vinda de Cristo no versículo 3 que diz que de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Neste início de capítulo veremos que depois que Jesus se levantar, muitos o seguirão, muitos deixarão sua vida de pecados para viver nos caminhos do Pai. Vemos esta realidade hoje, depois de mais de dois mil anos da vinda de Cristo, muitas pessoas ainda encontram a verdade e mudam a sua vida após conhecer Jesus.

Sabemos que o fim apenas virá quando todas as pessoas tiverem a oportunidade de aceitar ou não a Jesus, e particularmente acredito que este tempo não está longe, pois lendo Apocalipse vemos muitas profecias já cumpridas ou se cumprindo, mas não é sobre este livro que estamos falando hoje. Para as pessoas que escolherem confiar em suas superstições, em seus ídolos, seus “deuses” estas vemos Isaías contando que serão varridas, que se esconderão para não ver a ira do Senhor, o Seu balançar da Terra.

Portando diante deste capítulo, somos alertados a manter uma vida reta para que estejamos alegres na segunda vinda de Cristo, para o dia do julgamento. Para que aí sim possamos desfrutar da vida eterna na presença do Pai.

No capítulo 3 vemos a confirmação destas coisas. Deus manda dizer que entregará o povo a ele mesmo, levantando líderes irresponsáveis, afirmando que a ordem das coisas se alterará, que as hierarquias traçadas por Deus serão desrespeitadas e com isso virá a desgraça ao povo.

Refletindo sobre isso vemos uma imensa semelhança com os dias de hoje, onde filho desrespeita pai, onde os governantes só governam para si, onde há a infidelidade, a discórdia. Vemos nos dias de hoje o que Isaías já dizia anos antes de Cristo, vemos que o que a palavra de Deus diz não é uma lenda e sim realidade.

Mas conforta saber que o versículo 10 que mesmo diante de tanta desgraça os justos do Senhor não sofrerão como os ímpios, e isso consola nossos corações quando nos questionamos porque tantas pessoas más tem sucesso e aqueles que vivem segundo a palavra sofrem. Pois como este capítulo diz, estes serão humilhados, e aqueles que forem obedientes a Deus serão exaltados no céu.
Glórias sejam dadas ao nome do Senhor por Ele ter este cuidado com os que O amam, e oremos para que o Espírito Santo nos mantenha firme nos caminhos do Senhor.

Que Deus te abençoe não só neste dia, mas sempre e que você possa estar firme para a vinda daquele dia.

Com amor em Cristo

Cavalcante

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Isaías 1

Isaias 1 (NVI)
Quero compartilhar com vocês algo que resolvi começar hoje, e acredito que compartilhando terei o compromisso de prosseguir até o fim.

Não sei o por que, mas o livro de Isaías me chama muito a atenção, mesmo sem o ter lido por completo, mas carrego tatuado no braço a referencia Isaías 53:5, fora este há muitos outros versículos neste livro que me cativam, mas hoje resolvi começar a ler todo o livro e o lendo encontrei vários versículos sobre os quais gostaria de escrever, então pensei o por que não escrever sobre todo o livro? Tentarei compartilhar com cada um de vocês cada aspecto que me chamou a atenção e o que Deus me falou em cada versículo e mais do que nunca peço que ao lerem este livro junto comigo, vocês também possam comentar e escrever o que Deus falou a vocês. Então vamos lá!

Achei incrivelmente rico este primeiro capitulo de Isaías. Deus mostra sua total frustração com seu povo, prova disso é o versículo 2b “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.” (NVI). Impossível não refletir sobre as coisas maravilhosas que Deus tem feito na vida de cada um de nós e simplesmente ignoramos e atendemos os desejos do nosso coração.
Deus aqui está mostrando sua ira, sua repugnância ao pecado e ao cinismo do seu povo, que mesmo vivendo uma vida repleta de pecados e imoralidade ainda oferece sacrifícios como se Deus não visse além dos mesmos.
Deus mostra que de nada adianta rituais costumeiros para agradar a Deus (v. 11-15). Isso me leva a refletir em quantas vezes vivemos em pecado (lembrando que não há pecadinho ou pecadão) e simplesmente ao chegar o final de semana somos “santos” dentro de nossas igrejas, levamos nossos dízimos enquanto gastamos os outros 90% de maneira insana, inconseqüente, imoral. Cantamos aleluias, proclamamos o nome do Senhor enquanto esta mesma boca durante a semana proclama maldições aos outros, fala palavras chulas, conta mentiras ou meias verdades. Vi o quanto é fácil criticar o povo de Israel, Jerusalém etc. e o quanto muitas vezes somos semelhantes a eles. Quantas bênçãos recebemos de Deus e queremos simplesmente mais dos nossos desejos e menos do que Deus tem para nós.

Contudo Deus mostra mais uma vez a sua misericórdia (v. 16-19), a frase que mais me chamou a atenção no capitulo inteiro foi a do versículo 18: “ Venham, vamos refletir juntos” diz o Senhor. Como um pai, Deus chama seus filhos para refletir sobre as coisas más que eles fizeram, e se coloca a disposição para ajudá-los a andar nos bons caminhos.

“Venham, vamos refletir juntos!”

Quantas vezes chamamos Deus para que nos ajude a refletir sobre nossos atos? Quantas vezes nos colocamos sob os conselhos de Deus? Quantas vezes usamos o conselheiro que Ele nos deixou (Espírito Santo) para que nos ajude a ser santos? Não há misericórdia maior do que a de Deus por nós. Erramos, repudiamos sobre a sua graça e Ele simplesmente apaga o que fizemos quando simplesmente nos arrependemos.

Porém ao final do capítulo, vemos Deus afirmando que se o arrependimento não chegar ao coração do seu povo a sua mão descerá sobre eles. Assim é o Senhor, justo! Ele não irá esquecer os pecados daqueles que não se entregaram à Ele. Ele não irá fingir que não aconteceu nada para aqueles que simplesmente nunca se importaram e ser filhos. Ele será fiel para aquele que reconhecer que viveu no erro, mas que por meio de Jesus quer ser aceito como filho e com isso herdeiro do céu.

Que Deus abençoe o seu dia e que o Espírito Santo te leve a refletir junto com Ele.

Com amor em Cristo.

Cavalcante