sexta-feira, 26 de abril de 2013

Guerreiros de Deus


1 Crônicas 11:10
Esta é a lista dos famosos soldados de Davi. Junto com o resto do povo de Israel, estes soldados ajudaram Davi a se tornar rei, como o Senhor Deus havia prometido, e conservaram forte o seu reino.

Hoje em meu devocional estava lendo o capitulo 23 de 2 Samuel e me chamou a atenção uma lista que vai do versículo 8 até o fim do capítulo no versículo 39 com uma lista de guerreiros de Davi. Este trecho da Bíblia começa com o título Os Principais Guerreiros de Davi (NVI). Confesso que na hora fiquei me perguntando o por quê desta listagem e quando verifiquei no site da You Version, vi uma referencia abaixo do título sobre 1 Crônicas 11:10-47 e logo no versículo 10 há esta referência sobre estes soldados.
Lendo a história de Davi vemos muitas pessoas que foram importante em sua trajetória e grande parte delas é citada nos textos bíblicos, mas esta lista me intrigou e o versículo acima me trouxe um pouco de entendimento sobre esta lista.
Vejo aqui a importância de cumprir a vontade de Deus, estes homens foram honrados pelo Pai que fez questão que seus nomes fossem lembrados, não apenas uma vez, em suas escrituras.
Essa lista traz o nome de homens normais, com defeitos, que tinham medo, que erravam, porém que confiavam em Deus e no Seu ungido e com isso faziam coisas consideradas impossíveis. Mas também vemos que Deus não quer a vaidade sobre estes homens e isso fica claro neste trecho do versículo 10 “Junto com o resto do povo de Israel, estes soldados ajudaram Davi a se tornar rei”. Deus não tira o mérito do restante de Israel, mas vejo que Ele quer nos trazer a mensagem de que ser submisso a Ele não é em vão. Se dispor a fazer coisas impossíveis pelo nome dEle nunca será em vão.
Assim como ele lembrou destes soldados o Senhor lembrará daqueles que desconsideram as dificuldades, os obstáculos, as situações adversas para que a vontade de Deus fosse cumprida.

Paulo diz em 2 Timóteo 4:7-8
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Muitos de nós fazemos o necessário para sermos cristãos, mas alguns fazem além disso e se colocam a disposição de Deus para fazer o impossível. Ambos são dignos de receber a recompensa de Deus, mas o que te impede de fazer mais?

“Senhor que eu possa ter a coragem dos soldados de Davi, confiando nas suas ordens e sabendo que Tu fará bem sucedida toda a missão dada por Ti. Que meu coração confie em Ti e não em minhas capacidades e limitações.”

Que Deus o abençoe grandemente neste dia.

Com amor em Cristo

Diego Cavalcante


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Brincando com o Pecado


Juízes 16: 6-22 (NTLH)
Então Dalila pediu a Sansão:
Por favor, me conte o segredo da sua força. Se alguém quiser amarrar você e deixar sem defesa, o que é que ele deve fazer?
 Sansão respondeu:
— Se me amarrarem com sete cordas de arco, novas, que ainda não secaram, eu ficarei fraco e serei como qualquer um.
 Aí os governadores dos filisteus trouxeram para Dalila sete cordas de arco, novas, que ainda não estavam secas, e ela amarrou Sansão. Dalila havia deixado alguns homens escondidos, esperando no outro quarto. Então gritou:
— Sansão! Os filisteus estão chegando!
E ele arrebentou as cordas de arco, como se fossem fios de linha queimada. Assim eles continuaram sem saber qual era o segredo da força de Sansão. Então Dalila lhe disse:
— Até agora você mentiu e caçoou de mim. Por favor, me diga como é que alguém pode amarrar você.
 Sansão respondeu:
— Se me amarrarem com cordas novas, que nunca foram usadas, ficarei fraco e serei como qualquer um.
 Aí Dalila pegou cordas novas e amarrou os braços dele. Depois gritou:
— Sansão! Os filisteus estão chegando!
Os homens estavam novamente escondidos, esperando no outro quarto. Mas Sansão arrebentou as cordas como se fossem fios de linha.
E Dalila disse:
— Você continua mentindo e caçoando de mim. Diga como é que alguém pode amarrar você.
Ele respondeu:
— Se você tecer num tear as sete tranças do meu cabelo e prendê-las com um prego grande de madeira, eu ficarei fraco e serei como qualquer um.
Então Dalila fez com que Sansão dormisse. Quando ele adormeceu, ela pegou e teceu as sete tranças dele num tear e prendeu-as com um prego grande de madeira. Depois gritou:
— Sansão! Os filisteus estão chegando!
Mas ele se levantou, arrancou o prego e tirou o cabelo do tear. Então ela disse:
— Por que você diz que me ama se isso não é verdade? Você me fez de boba três vezes e até agora não me contou por que é tão forte.
 E ela continuou a perguntar isso todos os dias. Sansão ficou tão cansado com a insistência dela, que já não aguentava mais. E acabou lhe contando a verdade:
— O meu cabelo nunca foi cortado! — disse ele. — Eu fui dedicado a Deus como nazireu desde que nasci. Se o meu cabelo for cortado, perderei a minha força, ficarei fraco e serei como qualquer um.
 Quando Dalila percebeu que ele tinha dito a verdade, mandou o seguinte recado aos governadores filisteus:
— Voltem de novo. Agora ele me disse a verdade.
Então eles vieram e trouxeram o dinheiro. Ela fez com que Sansão dormisse no seu colo. Em seguida chamou um homem, e ele cortou as sete tranças de Sansão. Aí Dalila começou a provocá-lo, mas ele havia perdido a sua força. Ela gritou:
— Sansão! Os filisteus estão chegando!
Ele se levantou e pensou: “Eu me livrarei como sempre.” Sansão não sabia que o Senhor o havia abandonado. Os filisteus o pegaram e furaram os seus olhos. Então o levaram para Gaza e o prenderam com correntes de bronze. E o puseram para trabalhar na prisão, virando um moinho.

Estava lendo esta história e fiquei indignado com a “burrice” de Sansão. Primeiramente ele era um nazireu, separado para o Senhor, na verdade ele foi separado desde antes de seu nascimento, fruto de um milagre anunciado pelo Anjo do Senhor (Juízes 13: 2-5), e mesmo tendo em seu próprio corpo (sua força física) a prova que Deus estava com ele, Sansão gostava de andar as margens da vontade de Deus. No capitulo 14 de Juízes ele pede aos seus pais que busquem uma mulher no meio dos filisteus, povo qual o procurou matá-lo conforme vimos acima, depois no capitulo 16 vemos que Sansão passa a noite com uma prostituta, posteriormente veio a se apaixonar por Dalila cuja qual vemos o que realmente queria de Sansão nos versos acima.

Fiquei me perguntando: como pode um homem assim contar para a mulher que mostrou várias vezes que queria destruí-lo qual era a sua fraqueza? Na verdade a resposta é bem clara, Sansão não confiava em Deus e sim em si mesmo, por isso ele brincava com o perigo, pois para ele a força era sua e não vinda do Pai.

Isto me faz refletir sobre quantas vezes confiamos em nós mesmos e assim como Sansão brincamos com o pecado. Quantas vezes estamos cegos por situações atraentes, armadilhas do inimigo e acreditamos que nada nos acontecerá e que podemos arriscar um pouco mais.
Esquecemos que não somos nada sem Deus e que o inimigo é muito mais perverso do que imaginamos e muito mais astuto.

 Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. Por isso, meus queridos amigos, fujam da adoração de ídolos. Eu falo com vocês como com pessoas que têm capacidade para entender o que estou afirmando. Julguem vocês mesmos o que eu estou dizendo. 1 Coríntios 10: 12-15

Paulo foi enfático na mensagem ao povo de Corinto e essa mensagem cabe também à nós hoje. Deus nos dará forças desde que não o provoquemos.

“Senhor mantenha em mim o Seu Espírito Santo, sempre me alertando dos perigos e quando alertado que eu não brinque com coisas que eu subjugue. Que eu me sinta atraído apenas pelas Suas coisas e somente pela Sua vontade. É o que te peço em nome de Jesus!”

Que Deus os abençoe cada dia mais.

Forte abraço

Diego Cavalcante.