terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Estabilidade espiritual

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Salmos 51: 10 NVI

Coração puro e espírito estável ...

Acredito que já tenha escrito e comentado sobre a pureza do coração, da alegria do encontro ou reencontro com Deus e de toda a sensação de estar ao lado dEle, ou melhor, estar no colo dEle.
E ao sair das águas? Aquele sentimento de estar renascido?
Lembro-me do amedrontamento que tomou conta de mim quando, ainda pingando, me dei conta que naquele momento eu não tinha nenhum pecado sobre mim.
O coração puro nos dá liberdade para entrar na presença de Deus, nos dá a certeza de que nossas orações mal saem do nosso coração e já estão nos ouvidos do Paizão. O coração puro nos dá uma alegria até mesmo em períodos de aflição, mas ... e o espírito estável?

ESPÍRITO ESTÁVEL

Foi essa a parte que mais me chamou a atenção nesse versículo, renova em mim o espírito estável! Opa! Então o salmista não tinha estabilidade em seu espírito? Quer dizer também não? Porque eu confesso aos irmãos que se tem uma coisa que me incomoda é a instabilidade na minha vida com Deus. Como pode um dia estar cheio da presença dEle e em outro período da minha vida não senti-lo?

Certa vez estava lendo a passagem do povo saindo do Egito, mas o período do deserto, onde Deus em tudo supria a necessidade deles e mesmo assim eles blasfemavam, criavam ídolos, desobedeciam. Lembro mais ainda que fiquei irado ao ler isso e me perguntando, como pode? Como podiam fazer isso com as obras de Deus sendo tão claras na vida deles? Lembro mais ainda que na mesma hora um sentimento invadiu o meu coração dizendo: Só eles fazem isso? Você não? Não são inúmeras as minhas obras em sua vida e você ainda duvida de mim? Confesso que senti vergonha e o pior que não tinha nem como me esconder!

Mas o que gera esta instabilidade? Por que não conseguimos manter o amor com Deus de forma estável e progressiva?

Eu acredito que alguns motivos eu consigo destacar, talvez vocês possam ajudar destacando mais alguns.

1º falta de exercício: assim como nosso corpo precisa de tempo para se adaptar a exercícios físicos e sentir falta deles quando não os praticamos, assim é o nosso espírito quando não exercitamos nossa fé, quando não exercitamos nosso relacionamento com Deus, quando não criamos uma rotina de oração. Um dia eu deixo de fazer meu devocional, no outro deixo de orar e quando vejo a chama, já não alimentada, vai se apagando. Rotina de exercícios, acredito que isso nos ajudaria a manter a estabilidade;

2º falta de companhia: a academia é mais fácil quando tem alguém junto, os jogos são mais divertidos, os passeios etc., assim também a vida com Deus. Não ter pessoas que creem como cremos, que passam por dificuldades, mas que acreditam que Deus está no controle de tudo, que compartilham da mesma fé, não ter essas pessoas conosco nos desanima a caminhar. Nossa visão se fecha e parece que apenas nós passamos por dificuldades, que o restante está bem e que Deus não se importa conosco, abrimos espaço para as mentiras do inimigo e assim nos afastamos de Deus. Precisamos estar cercados de cristãos, que choram como nós, que passam por aflições como nós, mas que se apoiam como Cristo mandou. Igreja, essa é a palavra para evitar a instabilidade;

3º Rotina na igreja: ir aos cultos com frequência, participar de atividades da igreja, retiros e acampamentos, alimentar nossa alma daquilo que vem de Deus. Sentir outras pessoas, mesmo que não intimas, trabalhando e se doando as coisas que vem do coração do Pai. Ouvir pessoas que tem um tempo maior de caminhada, ou que estão mais preparadas, nos ensinando as coisas de Deus;

4º Leitura da palavra: acredito que não é apenas comigo que acontece de tudo cooperar para não ler a palavra de Deus. Dá sono, “fatal tempo”, algo atrapalha, começa a ler, mas a cabeça está em outras coisas. Isso novamente vai desanimando e fazendo com que não peguemos nossa Bíblia com frequência, com que não gastemos as suas páginas. Se nos dedicarmos a leitura da palavra de Deus, com certeza, sentiremos Ele falando conosco e nosso espírito estará estável com Ele. Palavra de Deus, isso é mais que importante;

5º Submissão à Deus: em tudo perguntar a Ele qual a Sua vontade, colocar em prática o “a minha vida é Sua”. Perguntar ao Pai o que Ele pensa sobre as coisas que acontecem, qual a sua opinião antes de alguma ação, decisão. Fazer de Deus nosso amigo, por mais que não o vemos, e acreditar que em tudo Ele se importa e que fala conosco.

Acredito que há mais várias coisas que nos ajudam a manter um espírito estável, mas acredito que o próprio Salmo aqui ressalta a mais importante: Deus! Só Ele pode nos dar esta estabilidade e só Ele pode nos ajudar a fazer tudo o que vimos aqui.

Quero muito ouvir de vocês, o que mais podemos fazer para que nosso espírito não seja instável.

“Paizão cria em nós um coração puro e renova um espírito estável para que não nos afastemos de Ti, não permita que as coisas do mundo nos atraiam mais que as Suas coisas e que isso nos tire a intimidade. Nos ajuda, pois até para orar precisamos de Ti. É isso que te peço, em nome de Jesus.”

Um grande abraço e que Deus nos abençoe sempre!

Diego Cavalcante