sexta-feira, 30 de outubro de 2015

De menino a homem

1 Coríntios 13: 11 (NVI)

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

Sou pai de uma criança de quase dois anos e confesso que chega a ser assustador e ao mesmo tempo encantador ter que ensinar TUDO para ele. Começo a lembrar do dia do seu nascimento até o dia de hoje e vejo que ele é como um caderno em branco, onde as informações são inseridas e gravadas dia após dia. Também me encanto e acho lindo o quão alegre ele fica ao mostrar que aprendeu algo novo e até mesmo quando repete esses novos ensinamentos corriqueiramente.

Refletindo sobre o versículo acima me veio as lembranças relatadas, mas também me veio o seguinte pensamento: assim como o crescimento de uma criança que acaba de nascer é também o nosso crescimento espiritual.

Cada atitude deve condizer com sua respectiva fase na vida. Uma "manhazinha" quando pequenos pode até chegar a ser bonitinho, mas quando maiores se torna repulsivo. A dependência também é uma das características da infância, mas com o passar dos anos o crescimento também deve acontecer de forma autônoma.

Devemos encarar esse processo por ambos os lados, o da "criança" e o dos "pais". Para uma criança nascer é necessário que seja gerada e após gerada os pais precisam cuidá-la e suprir suas necessidades. Assim também no mundo espiritual, devemos gerar novos cristãos, nos deixar ser instrumentos para o nascimento de novos filhos de Deus. Devemos cuidá-los e alimentá-los e progressivamente também deixar com que sigam seu caminho e gerem novas vidas.
Como crianças recém nascidas, também devemos nos apoiar nos nossos pais, ter neles o nosso referencial, mas também sem esquecer que assim como os pais, essas pessoas erram e também podem nos decepcionar (e nessa hora não podemos agir como alguns adolescentes que querem chutar e largar tudo).

Mas a questão principal que gostaria de abordar é que devemos seguir crescendo em nossa vida com Cristo. Podemos sim agir como meninos e pensar como meninos quando recém convertidos, aliás é maravilhoso aquele primeiro amor e encantador descobrir tanta coisa, mas também devemos nos tornar homens ao ponto de nos chegarmos a ser pais e gerar novas vidas. Precisamos viver cada fase sem pular ou estender demais cada uma delas, por mais agradável ou desagradável que alguma delas podem ser.

"Senhor que o Seu Espírito nos guie na caminhada contigo, que nosso crescimento seja embasado na Sua palavra e seus ensinamentos. Que possamos engatinhar, andar, caminhar e correr. Que possamos ser também geradores de novas vidas e assim cumprir o seu ide! Amém!"

Que possamos ter em mente que é necessário crescer na vida com Deus e além de ser cuidado, também devemos cuidar e assumir responsabilidades!


“O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz."

Forte abraço

Diego Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário