sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ser ou não ser?

Deuteronômio 30:19

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam

Hoje muito se fala em liberdade de escolha. Sou livre para escolher isso ou aquilo, sou livre para fazer isso ou aquilo, sou livre para dizer isso ou aquilo. Sim de fato somos, porém atualmente as pessoas esquecem que suas escolhas impactam não somente a sua vida, mas também a de outros. O próprio versículo diz isso: "Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam"

Em Gênesis 1:26 a Palavra nos mostra que Deus nos fez a sua imagem e semelhança, ou seja, temos domínio sobre nossas atitudes e ao contrário dos animais não seguimos o instinto, temos a capacidade de raciocinar e avaliar o impacto de nossas decisões. Então por que não fazemos isso?

O individualismo ou até mesmo o egoísmo dos tempos atuais quer nos dizer que o "eu" é mais importante do que qualquer coisa e que o "outro" pouco ou nada importa. O meu pecado não afeta apenas a mim, a minha boa ou má atitude não causa efeito apenas sobre minha vida. Assim como uma pedra jogada em um lago causa ondas que vão seguindo para longe e atingindo o que está em sua superfície, assim são nossas ações ou decisões.

Se casado(a) e comete adultério, não está apenas satisfazendo um próprio prazer, mas também causando dor no cônjuge, filhos, familiares, talvez não só seus, mas também da outra pessoa. Se decide usar drogas, mais do que os efeitos em seu próprio corpo, os efeitos vão aos que estão próximo, e até mesmo não próximos, pois também há toda uma cadeia por trás dessa prática.

A questão é que tanto para o bem quanto para o mal, tudo o que fazemos impacta positivamente ou negativamente a vida de outras pessoas, cabe a nós pesar sobre o que fazer.

Falando assim parece que o simples fato de realizar uma escolha é um peso não? Como posso saber se o que vou fazer causará bem ou mal? Tenho essa capacidade? Sim, podemos contar com essa capacidade. Embora temos o livre arbítrio, nós também contamos com alguém que pode nos auxiliar em todas as nossas decisões. Jesus disse em João 14: 26 "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse."

Sabendo disso, busquemos estar em harmonia com o Senhor, para que o Seu poder seja manifesto em nós e a sua consciência alinhada à nossa e com isso o resultado de nossas escolhas sejam sempre vida e benção, para nós e também para os outros.

"Senhor, talvez a responsabilidade de viver seja maior do que eu imagino, porém também por isso é que viver é um dom dado por Ti. Como um dom, como um presente, mantenha em nós a consciência de como devemos usá-lo. Guiá-nos em nossas ações, em nossos pensamentos e decisões, que possamos abrir mão do egoísmo e ser levados pelo Seu amor, que abriu mão de Sua própria vida para nos salvar. Tomamos pela mão. É isso que te peço em nome de Jesus. Amém!"

Que possamos pesar nossas escolhas antes de qualquer ação e que busquemos sempre vida e benção e não morte e maldição.

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto
sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz."

Forte abraço

Diego Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário