sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Isaías 1

Isaias 1 (NVI)
Quero compartilhar com vocês algo que resolvi começar hoje, e acredito que compartilhando terei o compromisso de prosseguir até o fim.

Não sei o por que, mas o livro de Isaías me chama muito a atenção, mesmo sem o ter lido por completo, mas carrego tatuado no braço a referencia Isaías 53:5, fora este há muitos outros versículos neste livro que me cativam, mas hoje resolvi começar a ler todo o livro e o lendo encontrei vários versículos sobre os quais gostaria de escrever, então pensei o por que não escrever sobre todo o livro? Tentarei compartilhar com cada um de vocês cada aspecto que me chamou a atenção e o que Deus me falou em cada versículo e mais do que nunca peço que ao lerem este livro junto comigo, vocês também possam comentar e escrever o que Deus falou a vocês. Então vamos lá!

Achei incrivelmente rico este primeiro capitulo de Isaías. Deus mostra sua total frustração com seu povo, prova disso é o versículo 2b “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.” (NVI). Impossível não refletir sobre as coisas maravilhosas que Deus tem feito na vida de cada um de nós e simplesmente ignoramos e atendemos os desejos do nosso coração.
Deus aqui está mostrando sua ira, sua repugnância ao pecado e ao cinismo do seu povo, que mesmo vivendo uma vida repleta de pecados e imoralidade ainda oferece sacrifícios como se Deus não visse além dos mesmos.
Deus mostra que de nada adianta rituais costumeiros para agradar a Deus (v. 11-15). Isso me leva a refletir em quantas vezes vivemos em pecado (lembrando que não há pecadinho ou pecadão) e simplesmente ao chegar o final de semana somos “santos” dentro de nossas igrejas, levamos nossos dízimos enquanto gastamos os outros 90% de maneira insana, inconseqüente, imoral. Cantamos aleluias, proclamamos o nome do Senhor enquanto esta mesma boca durante a semana proclama maldições aos outros, fala palavras chulas, conta mentiras ou meias verdades. Vi o quanto é fácil criticar o povo de Israel, Jerusalém etc. e o quanto muitas vezes somos semelhantes a eles. Quantas bênçãos recebemos de Deus e queremos simplesmente mais dos nossos desejos e menos do que Deus tem para nós.

Contudo Deus mostra mais uma vez a sua misericórdia (v. 16-19), a frase que mais me chamou a atenção no capitulo inteiro foi a do versículo 18: “ Venham, vamos refletir juntos” diz o Senhor. Como um pai, Deus chama seus filhos para refletir sobre as coisas más que eles fizeram, e se coloca a disposição para ajudá-los a andar nos bons caminhos.

“Venham, vamos refletir juntos!”

Quantas vezes chamamos Deus para que nos ajude a refletir sobre nossos atos? Quantas vezes nos colocamos sob os conselhos de Deus? Quantas vezes usamos o conselheiro que Ele nos deixou (Espírito Santo) para que nos ajude a ser santos? Não há misericórdia maior do que a de Deus por nós. Erramos, repudiamos sobre a sua graça e Ele simplesmente apaga o que fizemos quando simplesmente nos arrependemos.

Porém ao final do capítulo, vemos Deus afirmando que se o arrependimento não chegar ao coração do seu povo a sua mão descerá sobre eles. Assim é o Senhor, justo! Ele não irá esquecer os pecados daqueles que não se entregaram à Ele. Ele não irá fingir que não aconteceu nada para aqueles que simplesmente nunca se importaram e ser filhos. Ele será fiel para aquele que reconhecer que viveu no erro, mas que por meio de Jesus quer ser aceito como filho e com isso herdeiro do céu.

Que Deus abençoe o seu dia e que o Espírito Santo te leve a refletir junto com Ele.

Com amor em Cristo.

Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário