terça-feira, 31 de agosto de 2010

Governança

1 Samuel 9:17 (NVI)
Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo.

Nestes últimos dias estive escutando o horário da propaganda eleitoral gratuita e vi também algumas propagandas na televisão e confesso que estou extremamente preocupado com o que temos de opção para nos governar.

No versículo acima vemos Saul sendo levantado como rei de Israel. O povo queria um rei, não bastava para eles que Deus governasse, que Deus fosse o rei, eles queriam uma autoridade humana sobre a vida deles e diante disso Deus levantou Saul.
Conhecemos a história, sabemos que posteriormente Saul viria a ser um mau rei e que perseguiria Davi, o homem segundo o coração de Deus.

Nos dias atuais não tem sido diferente, a cada quatro anos escolhemos alguém para ser o “rei” de nosso país. Escolhemos pessoas para nos representar em cargos públicos e para lutar pela vontade do povo.

Mas o que temos visto nos últimos tempos?

Cada vez mais, vemos políticos corruptos, esquemas milionários, golpes, desvio de verbas públicas. As pessoas que assumem o poder simplesmente agem em favor próprio e esquecem-se do que realmente deveriam fazer. E o povo, com a sua fraca memória, esquece de todos os crimes destes candidatos e simplesmente os elegem novamente.

Sabemos que há sim pessoas boas neste meio político, porém infelizmente sabemos que são exceções.
Diante destas situações qual tem sido a nossa atitude como cristãos? Qual tem sido o critério para que você vote? Você vota em pastores por acreditar que o rótulo evangélico lhe assegura dignidade e honestidade (embora o ser cristão deveria ser essa garantia)?Você tem buscado a direção de Deus para votar? Você tem conversado de política com seus irmãos? Tem se reunido para orar pelas eleições?

Assim como o povo de Israel, nós não temos consciência do que queremos, de quem permitimos que seja colocado sobre a nossa vida. De quem deve lutar por nós.

Diante destas coisas, gostaria muito que como cristãos, nos dedicássemos em oração para que pessoas de Deus sejam levantadas para governar, que como cristãos levássemos em conta o julgo desigual, ou seja, avaliar quais são os valores dos candidatos em quem queremos votar, pedir a orientação de Deus sobre aqueles que estão favoritos à receber nosso voto.

Proponho que até as eleições, cada um de nós dedique um momento diário à oração pela eleição, podemos inclusive fazer isso enquanto assistimos a propaganda partidária. E que dediquemos um dia da semana para jejuar referente a isso.

Se não chamarmos Deus para governar este país, com certeza nada mudará para o futuro de nossos filhos, netos, bisnetos e etc.

Que Deus o abençoe neste dia e que o Espírito Santo te guie à um voto consciente.

Com amor em Cristo

Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário