quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sendo pedra de tropeço


1 Reis 13: 14 – 22 (NTLH)

... e foi atrás do profeta de Judá. Ele o encontrou sentado debaixo de uma árvore sagrada e perguntou:
— Você é o profeta de Judá?
— Sou, sim! — respondeu o homem.
 — Venha até a minha casa e coma alguma coisa comigo — convidou ele.
 Mas o profeta de Judá respondeu:
— Eu não posso ir até a sua casa, nem ficar hospedado lá. E também não vou comer, nem beber nada aqui com você porque o Senhor Deus mandou que eu não comesse, nem bebesse nada e que não voltasse para casa pelo mesmo caminho por onde vim.
 Então o velho profeta disse:
— Eu também sou profeta como você, e o Senhor Deus mandou que um anjo me dissesse que levasse você até a minha casa e lhe oferecesse a minha hospitalidade.
Mas ele estava mentindo.
 Então o profeta de Judá foi com o velho profeta para a sua casa e comeu uma refeição com ele.  Enquanto estavam sentados à mesa, a palavra do Senhor veio ao velho profeta,  e ele gritou para o profeta de Judá:
— O Senhor Deus diz que você desobedeceu e não fez o que ele mandou.  Em vez disso, voltou e comeu uma refeição num lugar onde ele havia mandado que você não comesse. Por causa disso, você será morto, e o seu corpo não será sepultado no túmulo da sua família.

 Estava fazendo meu devocional e pedindo a Deus uma palavra para comentar hoje e me deparei com este trecho do capitulo 13 do primeiro livro de Reis.

Temos aqui dois personagens, um homem de Deus (conforme a NVI) que acabara de obedecer ao Senhor indo até Jeroboão e repreendendo sobre suas atitudes idólatras e um Velho Profeta que morava em Betel. O Senhor havia sido bem claro em suas ordens ao homem de Deus, inclusive quando disse que o mesmo não comesse, não bebesse naquela região e nem mesmo voltasse para sua casa pelo mesmo caminho que o levou de Judá a Betel, porém por motivos não tão claros, este Velho Profeta o faz desviar-se das ordens de Deus usando como argumento que também é profeta e que o ele dizia tinha sido mandado pelo Senhor, porém isto era mentira.

Não há citação sobre a razão pela qual o profeta havia feito isso, porém vemos no capitulo que Betel estava desviada dos caminhos do Senhor e EU (MINHA OPINIÃO) acredito que assim como o restante do povo, este que tivera sido profeta, também estava desviado de seu caminho.

O que mais me levou a refletir sobre este trecho é que o Homem de Deus – o Profeta de Judá - tinha claras as suas ordens, o Senhor havia falado diretamente com ele e ele confia em alguém que desconhecido e descumpre as ordens de Deus. Comecei a refletir e lembrar-me de diversas situações vividas por mim ou por outros irmãos onde pessoas consideradas de Deus vieram e disseram coisas que vinham do seu próprio coração e não direto do Pai e com isso atrapalharam, prejudicaram, desviaram ou até mesmo destruíram a vida de muitos irmãos.

Não estou aqui duvidando e nem afirmando que Deus não fala conosco através de outras pessoas, Paulo mesmo foi bem claro em sua carta aos Efésios quando disse: Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.  Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Efésios 4: 11-13, porém o que estou dizendo é que se Deus falou claramente em seu coração, tome cuidado quando outras pessoas vierem lhe falar ao contrário, todos nós somos pecadores, e todos nós podemos nos deixar ser usados pelo inimigo se não vigiarmos.
Há uma amiga minha, a qual considero uma irmã, que morre de temor quando sente Deus mandando que ela diga algo à alguém, ela ora, pede confirmação e enquanto não tem isso bem claro em seu intimo, enquanto não tem certeza de que aquilo vem do Pai ela não professa uma só palavra àquela pessoa.

Sejamos nós também assim, tementes e dependentes do Senhor tanto para falar quanto para ouvir, se Deus nos falou diretamente questione ao Pai o porquê Ele tem enviado outra pessoa para lhe falar o oposto, o que O impediu de lhe falar diretamente de novo?

“Senhor, dá-me discernimento para ter certeza de que o que eu falo ou ouço vem de Ti, não permitas que meus lábios sejam usados pelo diabo para que eu faça cair um irmão e também não permita que eu caia em tais armadilhas, ajuda-me a ter um coração puro e sintonizado com a Sua vontade e disposto a ouvir a Sua voz e só a Sua voz.”

Que Deus os abençoe grandemente.

Forte Abraço

Diego Cavalcante


Nenhum comentário:

Postar um comentário