segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Amigo de Deus

Romanos 5:10 (NTLH)
Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo.

Estive em um congresso de homens neste final de semana com dois grandes amigos meus, Marcelo e Rafael, aos quais considero dois de alguns dos irmãos que Deus me deu ao longo da vida, e mesmo sem ser o tema da pregação, ouvi durante um momento a frase: amigo de Deus, e fiquei com aquilo na cabeça.

Buscando hoje na Bíblia achei o versículo acima e também o versículo que está em Tiago 2:23 (NTLH) Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” E Abraão foi chamado de “amigo de Deus”.

Para tentar entender o que é ser amigo de Deus tentei primeiro tentar entender o que é ser amigo. Sou filho único, porém Deus ao longo do caminho me presenteou com amigos que valem mais que irmãos, e essas amizades edificam minha vida. Nessas relações sempre que podemos buscamos estar juntos, para dar risada, para contar problemas, para nos divertir, para nos alegrar e vejo o quanto o alegrar-se deles com minhas conquistas é verdadeiro assim também como é recíproco de minha parte. Quando um de nós está em dificuldades ou passando por um momento difícil vejo o quanto o outro também sofre. Já tive amigos que trocaram a noite de sono para ficar comigo em situações difíceis, ou amigos que sem me perguntar seu eu precisava, simplesmente fizeram algo por mim. Considero sem dúvidas que a amizade é um dos maiores presentes de Deus.

Estes meus amigos são falhos, são humanos que erram e decepcionam, mesmo vendo o quanto tomamos cuidado para que não nos machuquemos. Mas Deus é perfeito e vejo nos versículos acima a expressão amigos de Deus. Para Deus ser nosso amigo é fácil, até porque Ele é mais que amigo, é Pai. Ele é fiel, Ele é perfeito, Ele é amor. Mas e nós?

Eu oro pelos meus amigos, eu busco contato com eles, saber como estão, busco fazer coisas que lhes faz bem e busco sempre que posso ter um momento com eles e eis que vem a pergunta por que não fazer isso também com Deus.


Vejo que para ser amigo de Deus eu preciso fazer exatamente o que faço com meus amigos. Preciso:
Fazer coisas que o agradam: Hebreus 13: 16 Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus. – Hebreus 11: 6 Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.

Passar tempo com Deus: Conversar com ele todos os assuntos de sua vida, as conquistas, as dificuldades, as angustias, as alegrias. Mateus 11: 28 Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.

Dar presentes a Deus: Romanos 12:1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.

E antes de tudo isso, devemos, sobretudo, aceitar o seu maior sacrifício por nós, o seu maior presente. João 3:16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. 

Queridos, percebi que ser amigo de Deus é aceitar seu filho como nosso Senhor e Salvador, é passar tempo com Deus, é conversar com Ele, conversando e investindo tempo com Ele saberemos o que Lhe agrada e fazer essas coisas que O agrada, é pedir conselho, perguntar qual o melhor caminho.

Significa nunca errar? Ser perfeito? Não. Pois só Deus é perfeito, mas assim como quando nós erramos com nossos amigos terrenos nós pedimos desculpas, também façamos com Deus, pedindo perdão sempre que não o deixarmos feliz.

Ser amigo de Deus. É isso que Ele quer de nós, pois é nosso Pai e todo pai quer ser amigo do seu filho. Viver como um grande amigo de Deus. Ser fiel nessa amizade e não trair a sua confiança e nem o seu carinho.

“Senhor, me ensina a te conhecer, me mostra as coisas que te agradam e me faz seu amigo, onde, sempre antes de qualquer atitude, eu pense no que estas irão Te causar. Ser fiel para com suas bênçãos e não trair a Sua confiança em mim. Obrigado por me amar Senhor e me ensina a Te amar como devo. Em nome de Jesus. Amém!”

Que Deus os abençoe e os faça Seus amigos.

Com amor em Cristo


Diego Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário