quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Salvando os Salvos

Gálatas 4: 8-20 (NTLH)

No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses. Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? Por que querem se tornar escravos deles outra vez? Por que dão tanta importância a certos dias, meses, estações e anos? Estou muito preocupado com vocês! Será que todo o trabalho que tive com vocês não valeu nada?
 Meus irmãos, peço que sejam como eu. Afinal eu sou como vocês, e vocês não me ofenderam em nada. Lembram por que foi que lhes anunciei pela primeira vez o evangelho? Foi porque eu estava doente. Mas vocês não me desprezaram, nem me rejeitaram, embora o meu estado de saúde fosse uma dura prova para vocês. Pelo contrário, vocês me receberam como se eu fosse um anjo de Deus ou mesmo como se eu fosse Cristo Jesus. E como vocês estavam felizes! Eu posso afirmar que, se pudessem, vocês teriam arrancado os seus próprios olhos para me dar! O que foi que aconteceu? Será que agora, por ter dito a verdade, eu me tornei inimigo de vocês?
 Esses homens mostram grande interesse por vocês, mas a intenção deles não é boa. O que eles querem é separar vocês de mim para que vocês sintam por eles o mesmo interesse que eles sentem por vocês. É bom vocês terem um interesse sincero sempre e não somente quando estou com vocês. Meus queridos filhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês. Como eu gostaria de estar aí agora para poder falar com vocês de modo diferente! Estou muito preocupado com vocês.

Me deparei com este texto ontem enquanto voltava para casa, vi uma pessoa lendo a Bíblia no ônibus e tentei ver qual era o texto para que eu pudesse ler depois e lendo este trecho achei algo muito precioso.
Não precisamos falar muito sobre Paulo, alguém que Deus converteu de maneira sobre-humana e que deu grandes frutos depois de sua conversão, doou sua vida com amor para a missão de levar Jesus às pessoas, na verdade considerou sua vida insignificante diante desta missão se desprendendo de qualquer medo de morte. Mas o que me chamou a atenção nos versículos acima é a REAL preocupação de Paulo com estes irmãos. O sofrimento dele em ver alguns se desviando do caminho verdadeiro.

Lendo este texto tentando imaginar a emoção de Paulo, tentando ouvir sua voz como se estivesse dizendo estas palavras aos gálatas eu acredito que cheguei perto de ter uma noção do que se passava no seu coração.

Lembro quando me converti, estava convicto do amor de Deus, era como se tivesse conhecido alguém novo, algo extremamente maravilhoso, minha vida ainda tinha problemas, mas tudo parecia muito melhor, mas não só parecia como realmente estava muito melhor, eu realmente tinha conhecido alguém novo. Eu tinha acabado de ter consciência que relacionamento com Deus era muito mais do que eu tinha antes, que o amor dEle por mim era muito maior do que eu imaginava, eu percebia dali em diante que Deus se preocupava com TUDO em minha vida e que bastava eu confiar nEle para que eu tivesse sempre o melhor. Estava cheio daquela alegria e convicto da sua verdade, mas ao mesmo tempo eu estava apavorado, pois via muitas pessoas a quem eu amava não acreditando nesse amor de Deus, não aceitando o sacrifício de Jesus e por consequência não recebendo a salvação. Como isso doía em mim. Peguei-me várias vezes chorando, pois tudo o que eu fazia não surtia efeito sobre a vida dessas pessoas. Também me lembro do primeiro amigo que aceitou Jesus com uma ajuda minha, lembro-me da alegria dele, que assim como eu também tomara consciência de algo maravilhoso, lembro-me da alegria da sua esposa quando ligava no nosso trabalho e eu atendia e me contava tudo que estava mudando em sua vida, e mais ainda, vejo o quanto Deus fez na vida dele e o quanto ele é benção na vida dos outros.

No texto acima vemos Paulo falando a irmãos que foram convertidos através dele e que estavam se desviando do caminho verdadeiro, se lermos com atenção, vemos a aflição de Paulo vendo pessoas que ele ama voltando para um caminho de morte e condenação. Mesmo longe, mesmo com dificuldades, mesmo enfrentando diversas provações, Paulo nunca se esquecia de cuidar dos seus.
Infelizmente tenho alguns amigos que não estão mais no mesmo caminho de Cristo, amigos que resolveram pular para o banco do motorista e dirigir suas vidas novamente sem se quer deixar Jesus no banco do passageiro. Confesso que já sofri mais por estes amigos, confesso que já me preocupei mais com estes amigos e já orei mais por eles. Mas por comodismo, conformismo, egoísmo ou sei lá o que, hoje eu não sinto mais a mesma compaixão e tristeza que eu sentia e muitas vezes me pego em orações muito mais centralizadas na minha vida e de minha família do que na vida daqueles que eu amo ou talvez amava.

Vendo hoje o desespero de Paulo com o desvio dos seus “filhos”, como ele mesmo chama, senti vergonha. Senti vergonha das vezes que não orei por estes amigos, senti vergonha das vezes que não liguei, mandei e-mail, SMS ou qualquer outro contato. Senti vergonha de vezes que senti raiva e rancor de algumas atitudes deles. Senti vergonha de não ter o mesmo sentimento de Paulo.

Lendo este trecho: “E como vocês estavam felizes!” fico imaginando a alegria de Paulo em ver tanta felicidade naquelas pessoas que acabaram de receber Jesus e tomo ainda mais consciência do seu desespero em ver estas pessoas fraquejando.

Meus amigos que estão lendo este texto agora, tem alguém que foi importante na sua caminhada com Cristo e que se desviou deste caminho? Tem alguém que você conseguiu levar a Jesus, mas que hoje não tem mais noção do que está fazendo de sua vida? Tem alguém que você gostaria de ver sentindo esta alegria? O que você tem feito? O que acha de hoje você mandar um e-mail, fazer uma ligação, pedir perdão se necessário for e começar a orar por esta vida? Infelizmente quem me apresentou Jesus hoje está no banco do motorista de sua vida e todas as vezes que penso nisso sinto uma dor enorme no coração, mas mesmo assim em alguns momentos eu esqueço de orar por ele. Hoje eu gostaria de te encorajar a voltar para estas pessoas e lembrar elas do amor de Jesus! E se você está lendo este texto por acaso e não conhece esse amor todo, eu encorajo você a procurar alguém que te mostre o que é viver com Cristo, se você não tiver ninguém eu me comprometo a compartilhar isso com você! Mande um e-mail para o comentandoapalavra@gmail.com e me comprometo a te contar o que este Jesus fez em minha vida.

“Senhor me perdoa pelo amor que muitas vezes deixo de ter por meus irmãos, pelo amor por mim mesmo que muitas vezes é maior do que por qualquer outra pessoa, me perdoa por não cuidar dos Seus filhos como deveria. Coloca em mim o amor do Seu filho e mostra-me como resgatar aqueles que não mais andam no seu caminho. Ensina-me a vencer as trevas em nome de Jesus! Amém!”

Que Deus os abençoe, em nome de Jesus.
Com amor.

Cavalcante


Nenhum comentário:

Postar um comentário