terça-feira, 11 de agosto de 2015

“Se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”

Mateus 14: 28-32 (NTLH)
Então Pedro disse:
— Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
— Venha! — respondeu Jesus.
Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
— Socorro, Senhor!
Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
— Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou.

Qualquer semelhança desta experiência de Pedro com a nossa vida é mera coincidência?

Quantas vezes pedimos algo para Deus e, ao receber, na primeira adversidade já nos abalamos e deixamos de confiar? Coisas aparentemente impossíveis que Deus nos confirma e que mesmo assim duvidamos lá na frente?

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8: 31 (NVI)

Há alguns pontos nesta história interessantes a destacar:

1º Pedro não exitou em pedir confirmação de Deus sobre aquela situação. Ele pediu um sinal claro de Jesus. Ele teve ousadia na sua fé.
Quantas vezes em nossas vidas nos vemos perdidos em algumas situações e não pedimos uma confirmação de Deus, por esquecimento ou até mesmo falta de fé?

2º Ele confiou na resposta.
Ele pediu algo "impossível" e, ao receber a resposta de Jesus, ele simplesmente confiou e foi. Ele acreditou no seu Deus;

3º Pedro esqueceu Quem estava no controle.
Deus faz maravilhas em nossas vidas, coisas sobrenaturais, coisas que deveriam deixar nossa fé inabalável, mas na primeira adversidade nós deixamos de acreditar e começamos a afundar;

4º Mesmo falhando em sua fé, Pedro não hesitou em voltar a Jesus.
Muitas vezes nós falhamos, duvidamos e nos sentimos indignos de pedir a ajuda de Jesus mais uma vez, pois não confiamos em algo que Ele nos confirmou. Pedro não pensou duas vezes, ao se ver afundando, devido a sua falta de fé, ele chamou o socorro de Jesus.

5º Jesus não nega ajuda ao que clama.
A primeira atitude de Jesus foi estender a mão à Pedro e o segurar, depois o repreendeu. Jesus não cansa de nos salvar, de nos ajudar e nem de nos ensinar e mostrar onde nós caímos. Jesus nos leva a refletir sobre nossa vida com Ele.

Por último: "Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou."
Quando estamos na presença de Jesus a sua proteção nos envolve, a sua solução nos alcança. Não está escrito que não houve "tempestade" porque Jesus estava com ele, mas mostra que Jesus não o abandonou e junto com Pedro o fez passar pela tempestade e chegar a mansidão de sua presença. Assim será nossa vida com Jesus. Enquanto estamos caminhando sobre este "mar" que é a vida, muitas vezes vamos sentir medo e começar a afundar, muitas vezes os ventos soprarão contra nós, mas se buscarmos a Jesus Ele sempre estenderá a mão. Se confiarmos em Jesus durante toda esta caminhada, ao fim da jornada descansaremos com Ele e não haverá mais tempestades. Basta perseverar.

"Paizão, que não tenhamos medo em Sua presença, mas se o medo vier, que não hesitemos em te buscar. Não permita que o inimigo nos engane dizendo que não somos dignos de pedir o Seu auxílio Senhor, mas que independente das vezes em que vacilarmos, sempre possamos nos arrepender e voltar a Ti. Nos conduza nessa caminhada e nos leve a Sua presença eterna. Nos dê confiança, ousadia e dependência em Ti. É isso que te peço em nome de Jesus. Amém!"

Que possamos confiar na presença de Jesus.

“O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz."

Forte abraço

Diego Cavalcante

Um comentário: