terça-feira, 4 de agosto de 2015

Sabemos ser amigos?

Marcos 2: 3-4 (NVI)
Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.

Esse trecho narra parte de uma história muito conhecida que é a cura de um paralítico. A Bíblia nos conta que o lugar onde Jesus pregava estava tão cheio, que não havia espaço nem junto a porta. Porém, isto não foi empecilho para que estes homens levassem seu amigo até Jesus. Eles subiram no teto, abriram um vão e através desta brecha, desceram seu amigo até Jesus, pois criam que ele poderia ser curado.

Em Provérbios 17: 17 (NTLH) Deus nos diz que:
O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.

A amizade é algo tão importante que até Jesus demonstra a importância desta relação:
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. João 15: 15 (NVI)
O livro de Provérbios também diz:
Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. Provérbios 18: 24
Mas a questão aqui é a seguinte. Ter amigos é muito bom, mas será que temos a real consciência da responsabilidade que esta relação traz?

Ser amigo é se doar, é muitas vezes esquecer do próprio sofrimento para curar o sofrimento do amigo. Ser amigo é estar com a outra pessoa em todas as suas dificuldades. É dedicar tempo de oração pela vida do seu amigo. É também repreender para que a outra pessoa não se machuque.

A essência deste texto mostra que verdadeiros amigos nos aproximam de Jesus.

Porém, infelizmente, o contrário também pode acontecer. Muitas vezes não percebemos que quando desanimamos, que quando resolvemos tomar rumos diferentes, quando resolvemos pensar mais em nós, sendo egoístas, acabamos deixando pessoas desamparadas, pessoas sentimentalmente e espiritualmente feridas. E não é incomum que, ao se falhas no exercício da amizade, uma pessoa pode afastar pessoas de Deus, criando nelas feridas muitas vezes quase impossíveis de ser curadas.

Ganhar de Deus um amigo é uma grande benção, porém também uma grande responsabilidade. Não podemos esquecer que quando Deus nos dá um amigo, Ele nos confia uma vida.

Você tem levado seus amigos para próximo de Deus?

E o que você tem feito para que aqueles amigos que ainda não conhecem a Jesus também recebam a salvação?

Muitas vezes, em uma amizade, machucamos e somos machucados, mas é preciso lembrar que somos humanos e falhamos e que para isso Jesus nos chama a perdoar.

Hoje gostaria de te convidar a refletir sobre as suas amizades. Como tem sido suas atitudes referente aos seus amigos? Há algum grande amigo que você não vê mais? Por distância, por algum desentendimento no passado? Você sente falta dessa pessoa? Que tal hoje você orar por este amigo e talvez até tentar um contato. Deixe Deus mostrar suas maravilhas na sua vida e te surpreender com o que Ele pode fazer.

"Senhor eu te louvo pelos amigos que tenho, te agradeço Deus, pois tenho verdadeiras joias que abençoam minha vida. Posso dizer que não seria nada sem eles, pois muitas vezes sou como o paralítico e eles me sustentam e me levam para mais perto de ti. Obrigado Deus, pois se preocupam comigo e querem me ver bem. Pai que eu possa ser um bom amigo à eles também e que eu seja benção em suas vidas. Que o Perdão esteja sempre presente na nossa amizade e que mesmo se a distância nos afastar, que nossos corações continuem sempre ligados, principalmente pelo amor que vem de Ti Senhor. Se eu os machuquei, que eles possam me perdoar e que o Senhor também me perdoe, pois sei que O machuco quando os machuco.
Abençoa Pai os meus amigos, suprindo-os em suas necessidades e Se mostrando àqueles que ainda não te conhecem. Te peço isso em nome de Jesus. Amém!"

Que possamos ser aqueles amigos que movem barreiras para levar seus amigos para próximo de Jesus.

“O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz."

Forte abraço

Diego Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário