terça-feira, 14 de julho de 2015

Dependência

Dependência

“Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Mateus 6: 25-26

Em tempos difíceis qualquer conta é motivo para choro. Ver que nossas finanças não estão em ordem, ver que temos que nos privar de coisas até então corriqueiras. Sentir saudades de costumes que pareciam entediantes, monótonos. Sentir o desespero de não saber o que vai acontecer amanhã.

Desespero?

Por que desespero?

Acabamos de ver no versículo acima que não devemos nos preocupar com nossa própria vida, até mesmo em relação a comida e vestimenta.

Como assim não me preocupar? Preciso de dinheiro para estas coisas, preciso que meu salário supra a estas necessidades.

Acontece é que nos esquecemos que somos filhos do criador de tudo! Sabe aquele ditado de para-choque de caminhão "Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono!"? Então, é quase isso mesmo. Embora situações difíceis apareçam em nossas vidas, continuamos filhos do Deus vivo e tudo o que precisamos é ter fé e dependência nEle.

Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”. 1 Reis 17: 2-4
O profeta Elias tinha acabado de afrontar o rei Acabe, mostrando que Deus não estava contente com seu modo de governar e por isso o Senhor o mando sair dali. Mas a questão é, Deus mandou aves cuidarem dele. Conseguem entender isso? Ele era um homem, poderia ele mesmo pescar e colher seu alimento, mas Deus quer mostrar que Ele nos sustenta.

No deserto, a caminho da terra prometida, o povo de Israel reclamou a Moisés que mesmo sendo escravos no Egito, sua comida era melhor do que no deserto, e até disseram que Deus os levara ao deserto para que morressem. E Deus atendendo as suas vontades (notem que aqui trata-se de vontade e não necessidade) manda codornas ao povo.
E o Senhor disse a Moisés: “Ouvi as queixas dos israelitas. Responda-lhes que ao pôr do sol vocês comerão carne e ao amanhecer se fartarão de pão. Assim saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus”. Êxodo 16: 11-12

Jesus também mostra que Ele se preocupa com nossas aflições.
Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. Mateus 11: 28-30

Deus está atento aos nosso desejos, anseios e necessidades. Assim como um pai que sabe das necessidades do seu filho e também sabe dos mimos que ele "precisa". Deus se preocupa até com uma vontade simples sua, porque Ele é seu Pai. Deus é Deus nas grandes dificuldades e nas pequenas coisas.

Lembro-me de certa vez chegar ao trabalho e sentir uma vontade de comer bolo de chocolate, aquelas vontades que não entendemos e que vem do nada. Eu trabalhava em um local retirado e não poderia sair comprar naquele momento, mas pensei, quando sair passo em uma confeitaria no caminho de casa e compro. Mas para minha surpresa, uma colega vinda de uma outra unidade chegou perguntando quem queria bolo. Senti algo interessante naquela pergunta e questionei de qual sabor era o bolo. Adivinhem? De chocolate. Naquele exato momento, sem eu pedir, Deus me deu uma das maiores provas de que Ele cuida de mim em todos os sentidos. Senti Ele dizendo: "Eu sei o que se passa em seu coração e me preocupo com tudo o que acontece em sua vida!"

O que quero hoje irmãos, é que compreendam que Deus é o suficiente para nós e que não importa a situação em que nos encontramos, Ele sempre está atento à nós e agirá na Sua hora. Cabe a nós crer e confiar incondicionalmente.

"Senhor obrigado por ser Pai, obrigado por nos tratar como filhos, obrigado por nos conhecer melhor do que nós mesmos. Senhor obrigado por não esquecer de nós. Que o Teu Santo Espírito mantenha em nós a confiança no Seu poder e que nada possa abalar a nossa fé.
Paizão, abençoa aqueles que tem dificuldades de te ver como um pai e mostra-lhes o seu amor.
Te peço isso em nome de Jesus!"

Que Deus os abençoe e que sua dependência nEle só aumente.

Forte abraço.

Diego Cavalcante

Este e outros estudos você encontra no blog http://comentandoapalavra.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário