sexta-feira, 24 de julho de 2015

Quem são vocês?

Atos 19: 15 - 16 (NVI)
Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?” Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.

Após aceitar Jesus e começar a aprender sobre a vida com Ele, o processo natural é "trabalhar" para o Reino. Já vimos, ouvimos e até aqui mesmo escrevemos diversas vezes que Deus nos usa, que Ele gosta de contar conosco, mesmo não precisando. Nós devemos ser instrumentos dEle nesse mundo.

Jesus disse que por crer nEle faríamos as suas obras e também obras maiores.
"Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai." João 14: 12 (NVI)
Porém o versículo de hoje mostra algo "estranho". Vemos aqui que alguns judeus, ao tentar expulsar um espírito maligno, foram surpreendidos e falando popularmente, "tomaram uma invertida". Mas... por quê?

"Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração." Tiago 4: 7-8 (NVI)

Eis a chave da questão. Nosso versículo hoje mostra que aquilo que está em Tiago 4 não estava sendo cumprido. Se lermos um pouco mais do capitulo 19 vemos que estes judeus, eram filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes judeus. Vemos na Bíblia, diversas vezes, relatos de que muitos sacerdotes não viviam de forma correta para Deus, e em outros casos vimos grandes sacerdotes que tinham filhos rebeldes e desobedientes.

O que podemos perceber hoje é que algumas pessoas, por motivos talvez não tão claros, tentaram fazer coisas que só os Filhos poderiam fazer. E o que entristece é que isso ainda acontece hoje. Quantas vezes vemos pseudos cristãos imitando os cristãos? Ou até mesmo verdadeiros cristãos sendo levados a fazer coisas que ainda não estão preparados, muitas vezes por se sentir mal de "estar atrasado" em relação aos demais irmãos de congregação, outras por imposição de suas lideranças.
Temos que cuidar para não querer nos promover dentro da obra.

Peço a Deus constantemente para que eu não seja contaminado com orgulho, para que meus atos sejam para glorificar o Seu nome. Infelizmente é normal ficarmos orgulhosos de nós mesmo, faz parte da nossa natureza querer reconhecimento, mas a vida com Cristo não é isso. O maior reconhecimento deve vir do Pai e as nossas obras devem ser para que o Pai seja louvado.

"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos." Efésios 6: 10-18 (NVI)

Os filhos são abençoados com o Espírito Santo, são chamados a engrandecer o Reino, mas assim como qualquer função, é necessário estar preparado. Não podemos querer fazer aquilo que não sabemos ou que nem nos foi pedido.

Como último recado, gostaria de ressaltar o que o espírito maligno disse.
“Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?” 
Jesus é o filho de Deus, mas Paulo é um humano, com falhas e defeitos como todos nós, porém sua intimidade com Deus é tanta que até o mau sabe quem ele é, ou seja, quando crescemos em Deus a autoridade dEle em nós também aumenta, mas sem esquecer que nada vem de nós e somente dEle.

Antes de querer ser conhecido pelo mundo, seja lá qual for seu chamado, busque ser conhecido por Deus e não se deixe levar pelo que o resultado do seu trabalho pode trazer. O mau não é ficar conhecido pelos homens, o mau é buscar o reconhecimento dos homens.

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal! Mateus 7: 21-23

"Senhor, obrigado por querer contar conosco e nos permitir fazer parte da sua obra. Mas Pai, livra-nos do orgulho, livra-nos de nós mesmos, do engano, da nossa natureza. Manifesta suas obras em nós somente para a Sua glória. Faça de nós instrumentos limpos e que o nosso nome seja conhecido por Ti e para Ti.
Aumenta a nossa sede por Ti Senhor e que possamos te buscar incessantemente, pois quanto mais cheios do Senhor, mais transbordaremos e alcançaremos os que estão a nossa volta.
Mãos limpas e um coração puro é o que te peço hoje em nome do Senhor Jesus! Amém!"

Que o Senhor te abençoe e te dê entendimento da vontade dEle para sua vida.

Um forte abraço.

Diego Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário