sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jejuar

Joel 1:14 (NVI)
Declarem um jejum santo; convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, o seu Deus, e clamem ao Senhor.

Hoje em minha igreja é o dia de jejum e oração. Nós como igreja de Cristo nos unimos neste propósito neste dia e juntos jejuamos e oramos. Há uma programação durante todo o dia, para aqueles que puderem comparecer ao prédio para juntos fisicamente orar pelos motivos propostos e ao fim do dia há um culto onde todos se reúnem e oram. Já é o segundo dia deste que eu participo e consigo ver as tremendas coisas que Deus tem feito em nosso meio.

Mas o fato é a importância do jejum, buscando a palavra jejum na bíblia (ARA) apareceu-me 27 resultados de versículos em que se mencionava o jejum, alguns voluntários, outros propostos por Deus, outros para humilhar-se na presença do Senhor, mas todos com propósito.

Em janeiro quando estive no projeto missionário do Expresso Ação, ouvi a seguinte definição do Pr. Junior referente ao jejum: “Jejuar não é apenas deixar de comer, é usar este tempo para um propósito com Deus, para orar.” É muito fácil apenas deixar de comer ou como muitos fazem hoje, e nisto eu me incluo algumas vezes, deixar de fazer algo que gosta, mas tal coisa sem a aplicação válida parece um sacrifício, mas Jesus já pagou o sacrifício necessário.

Há poder no jejum, vemos Jesus dizendo isso aos seus apóstolos quando não conseguem expulsar um tipo de demônio. Mas o jejum deve ser bem aplicado, deve conter um propósito. Jejuar é mostrar que você pode vencer a carne para se dedicar aos propósitos de Deus, é mostrar ao mundo espiritual que Deus é mais importante que qualquer necessidade sua.

Ao jejuar, dedique aquele tempo em que estaria comendo, no computador, se divertindo, etc. para orar, para dedicar tempo a Deus, para dedicar tempo a uma causa do Senhor. Conforme comentei no devocional Alegria, nós do Expresso dedicamos a primeira semana de cada mês para jejuar e orar pelo nosso grupo, para que Deus continue fazendo a sua vontade e sabemos o quanto isso tem sido importante mostrando ao mundo espiritual que estamos dispostos a abrir mão do que queremos e necessitamos para fazer a vontade do Pai.

Jejue por um propósito, ore por um motivo justo, mas lembre que a própria escritura fala que não sejas hipócrita, ao jejuar não saia anunciando isto, pois não são os homens que te devem achar santo, mas sim Aquele que o criou.

Que Deus te fortaleça neste dia e que o Espírito Santo te mostre motivos para jejuar e orar.

Com amor em Cristo.

Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário