terça-feira, 31 de agosto de 2010

Governança

1 Samuel 9:17 (NVI)
Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo.

Nestes últimos dias estive escutando o horário da propaganda eleitoral gratuita e vi também algumas propagandas na televisão e confesso que estou extremamente preocupado com o que temos de opção para nos governar.

No versículo acima vemos Saul sendo levantado como rei de Israel. O povo queria um rei, não bastava para eles que Deus governasse, que Deus fosse o rei, eles queriam uma autoridade humana sobre a vida deles e diante disso Deus levantou Saul.
Conhecemos a história, sabemos que posteriormente Saul viria a ser um mau rei e que perseguiria Davi, o homem segundo o coração de Deus.

Nos dias atuais não tem sido diferente, a cada quatro anos escolhemos alguém para ser o “rei” de nosso país. Escolhemos pessoas para nos representar em cargos públicos e para lutar pela vontade do povo.

Mas o que temos visto nos últimos tempos?

Cada vez mais, vemos políticos corruptos, esquemas milionários, golpes, desvio de verbas públicas. As pessoas que assumem o poder simplesmente agem em favor próprio e esquecem-se do que realmente deveriam fazer. E o povo, com a sua fraca memória, esquece de todos os crimes destes candidatos e simplesmente os elegem novamente.

Sabemos que há sim pessoas boas neste meio político, porém infelizmente sabemos que são exceções.
Diante destas situações qual tem sido a nossa atitude como cristãos? Qual tem sido o critério para que você vote? Você vota em pastores por acreditar que o rótulo evangélico lhe assegura dignidade e honestidade (embora o ser cristão deveria ser essa garantia)?Você tem buscado a direção de Deus para votar? Você tem conversado de política com seus irmãos? Tem se reunido para orar pelas eleições?

Assim como o povo de Israel, nós não temos consciência do que queremos, de quem permitimos que seja colocado sobre a nossa vida. De quem deve lutar por nós.

Diante destas coisas, gostaria muito que como cristãos, nos dedicássemos em oração para que pessoas de Deus sejam levantadas para governar, que como cristãos levássemos em conta o julgo desigual, ou seja, avaliar quais são os valores dos candidatos em quem queremos votar, pedir a orientação de Deus sobre aqueles que estão favoritos à receber nosso voto.

Proponho que até as eleições, cada um de nós dedique um momento diário à oração pela eleição, podemos inclusive fazer isso enquanto assistimos a propaganda partidária. E que dediquemos um dia da semana para jejuar referente a isso.

Se não chamarmos Deus para governar este país, com certeza nada mudará para o futuro de nossos filhos, netos, bisnetos e etc.

Que Deus o abençoe neste dia e que o Espírito Santo te guie à um voto consciente.

Com amor em Cristo

Cavalcante

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Perseverar é preciso

Hebreus 10:36 (NVI)
Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Perseverar tem sido a palavra que mais tenho ouvido de mim mesmo nos últimos dias. Uma série de problemas tem me atingido nas ultimas semanas e perseverar tem sido algo que tenho feito, não por força, mas confesso que muito mais por falta de opção. Porém Deus é tão maravilhoso que mesmo não merecendo, Ele simplesmente esquece que em muitas vezes não confiamos nEle e continua cuidando de nós.

Perseverar na vontade de Deus não é uma coisa fácil, este próprio blog mostra isso. Peço perdão a vocês leitores, pois estes momentos de dificuldades não tem me levado a perseverar na escrita das devocionais do Comentando a Palavra, mas como eu disse, Deus é muito mais misericordioso.

Tenho sido levado a um nível de confiança em Deus muito maior do que eu mesmo já tinha imaginado, caminhos onde simplesmente só Deus poderia fazer algo onde nada poderia aparecer.

Estive lendo o livro de Neemias e tentado aprender com a sua perseverança, coragem e dedicação nas coisas do Senhor e em um dos momentos ele cita as irresponsabilidades dos israelitas, onde no meio de tantos sinais de Deus eles ainda blasfemavam, duvidavam de Deus e adoravam falsos ídolos. Enquanto me revoltava com este povo, Deus me mostrou claramente que tenho sido assim, que muitos cristãos hoje têm feito isso. Nestes últimos dias Deus tem provado maravilhas em minha vida e mesmo assim eu ainda não confiava nele diante dos problemas.
Teve um momento nestes últimos dias que eu estava totalmente sem dinheiro e precisando dele para poder fazer minha parte na resolução dos meus problemas. Declarei para Deus que não aceitava aquela situação, pois até então eu tinha confiado no seu agir e no seu cuidado para minha vida, então Ele simplesmente fez aparecer um depósito da restituição do meu imposto de renda simplesmente na hora exata que eu precisava de dinheiro.

No versículo de hoje vemos Deus dizendo que precisamos perseverar para que Deus cumpra as promessas dEle em nossa vida. É como uma corrida! É lógico que o correr vai desgastar o seu corpo, talvez você até caia alguns tombos neste percurso, mas se você não perseverar e não chegar até o final não ganhará a medalha que é a recompensa de conclusão da prova.

Deus tem coisas maravilhosas para nossa vida, porém muitas vezes deixamos que pedras em nosso caminho, problemas e outras situações nos tirem do foco e nos façam parar no meio do caminho, deixando assim de ver as promessas de Deus para nossa vida serem cumpridas.

Perseverar! Independente do problema, independente da situação, independente da ocasião, devemos continuar seguindo o caminho de Cristo e confiar que as maravilhosas promessas de Deus se cumprirão em nossas vidas.

Que Deus abençoe o seu dia e que o Espírito Santo lhe infle de perseverança.

Com amor em Cristo

Cavalcante

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Criança nervosa não ganha nada!

Pois é... Birra não adianta. Ficar nervoso também não!! Se preocupar então.... desperdício de tempo!.. e energia - vale a pena dizer!


Em Mateus 6. 27 diz:
"Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora sequer à sua vida?"

Então, porque ainda nos preocupamos? Tentando racionalizar somos tão irracionais! Hum, você pode se perguntar : "Como assim?".
Vou tentar explicar... Jesus em Mateus 6 fala para não nos preocuparmos com nada... com o que vestiremos, comeremos, onde moraremos... etc.. Mas assim que uma situação aparece, o que fazemos? Exato! Nos dedicamos à preocupação. Ficamos previamente ocupados (pré ocupação) com pensamentos, tentando antecipar, nos prevenir, ou nos assegurar de que teremos a resposta (reação) adequada. Pensamos, pensamos, pensamos e nada resolvemos, ou colocamos os pés pelas mãos. Pode lembrar.. qual foi seu último(ou pior) problema? ... Como você reagiu?? Teve o sono alterado? ... Chorou? Sentiu-se perdido? Confuso? Sem esperança? Totalmente desanimado? Pode confessar... ninguém está te vendo. (Só Papai) ...
Alguém uma vez diz que nossos maiores temores nunca se tornam de fato reais e a verdade é que passamos pelos problemas e depois vemos, não era tão ruim assim... Sobrevivemos! Crescemos!! Aprendemos! E nos saimos muito bem! UAU! (Eu várias vezes já passei por isso).

Precisava daquele bico todo? Precisava ficar nervoso? Tão desanimado?? Não!! Não precisava!Não precisa! Porque o Pai já sabe de tudo o que precisamos e se tudo coopera para o nosso bem querido! Aprenda logo o que tem que aprender!


Aprenda a descansar em Deus no meio da tempestade!


Aprenda a descansar mesmo quando você não vê por onde vai passar!


Há um lugar descanso no Pai! Há um caminho de SHALOM pra você.

Por isso, tentar ser racional não vai te ajudar... Afinal, "a Fé é a certeza daquilo que se espera, a convicção de fatos que não se vêem." ... Você não vê, mas a sua fé vai lá e pega o que você precisa.


Então, se fosse hoje, acho que Jesus falaria mais ou menos assim com a galera: "Allou!! Cai na real! porque você anda tão estressadinho? Porque tão nervoso? Se liga, o Pai já sabe de tudo o que você precisa!"


E é mais ou menos isso o que Ele está falando em Mt 6. Deixe com o Pai, porque Ele cuida bem de você! Descanse! O que Ele tem é o melhor, e o caminho dEle também é o melhor.
Não quero mais ser irracional!! Não quero mais bater cabeça!! Quero, agora mesmo aprender a descansar no Pai.


Vai ficar tudo bem!!


Quer tentar? Vamos lá!





... Porque descanso é apenas para filhinhos..




No amor do Papis,
Patty Dutra
http://apenasfilhinhasdopapai.blogspot.com/2010/07/crianca-nervosa-nao-ganha-nada.html

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Diferentes, porém vindos do mesmo sangue

Colossensses 3:15 (NVI)
Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

É normal ouvirmos que ninguém é igual a ninguém, que todos nós temos nossas particularidades, os aspectos bons e os maus. O problema é quando esta diferença atrapalha o relacionamento com um irmão. Quando se diz o velho ditado que “o santo de um não bate com o do outro”. Tenho que confessar que isto já ocorreu comigo, e que ainda há pessoas que eu não consigo me relacionar bem, por não concordar das suas idéias e até mesmo por não gostar do seu jeito.

No versículo acima vemos a palavra dizendo que a paz de Cristo deve ser o juiz em nosso coração, ainda mais porque fomos chamados para viver em paz.
Há alguns devocionais atrás perguntei o que é a paz, comentamos o que é a paz do mundo e a paz de Cristo , com certeza que a paz que é falada aqui é a paz de Jesus e não a paz que o mundo nos oferece.

Ao viver em comunidade, principalmente como partes do mesmo corpo, precisamos olhar além das diferenças, olhar acima das aparências, precisamos ver cada irmão como Cristo o vê, e pode ter certeza que Cristo vê uma alma que valeu a pena morrer por ela, uma alma que valeu cada gota de sangue derramada. Talvez algo muito grave nos irrite em nosso irmão, mas ao invés de criar um conflito com o mesmo, ou até mesmo falar dele pelas costas, a nossa atitude como filho de Deus, irmãos de Cristos e como partes do mesmo corpo é orar, orar para que Deus nos mostre o que nos impede de ter um relacionamento com esta pessoa, mostrar o quão útil para o Reino pode ser as duas vidas podem ser trabalhando juntas.

O olho é totalmente diferente do pé, mas você já se imaginou andando sem poder olhar para onde vai? Ou olhar o horizonte e não poder ir até lá? Não são mais uteis os dois órgãos juntos?

Assim também é o corpo de Cristo, unidos somos muito mais valiosos na guerra espiritual. Somos diferentes porque Deus quer e acha melhor que sejamos diferentes, se isso não fosse verdade ele simplesmente padronizava todos aqueles que aceitaram o seu nome.

Lógico que não podemos esquecer do mais importante do versículo. SEJAM AGRADECIDOS. Dê gloria ao Pai por ter irmãos com quem contar, pois você não está em uma guerra sozinho, você não está sozinho no caminho, mas você tem irmãos que estão ao seu lado e que mesmo diferentes estão ali para lhe ser auxilio. Para lhe dar sustentação. Eu sou filho único e amo ser filho único, mas odiaria ser filho único do Pai, pois todos os irmãos que meus pais não me deram, Deus me deu na vida cristã e eu não sei o que seria de mim sem eles.

Que Deus abençoe o seu dia e que também abençoe a cada pessoa da sua igreja, cada pessoa que convive contigo.

Com amor em Cristo

Cavalcante

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tentação, Fuga e Presença do Senhor

A história de José á fascinante, podemos tirar tantas coisas do caráter deste homem de Deus, mas hoje estava observando mais especificamente o relato de quando é assediado pela mulher de Potifar, comecei a associar com o que passamos todos os dias e gostaria de salientar 3 pontos:

1- Tentações - elas existem e nos cercam de todos os lados. Vemos a mulher de Potifar assediando José várias vezes, como diz o texto “dia após dia” ela tentava José para que se deitasse com ela. Assim acontece conosco, pode não ser uma mulher que nos assedia, mas pode ser o dinheiro, o poder que nos fascina, pornografia que cria ilusões e invade nossas mentes com imagens que não edificam, e tantas outras coisas que nos afastam de da presença de Deus. Quem disser que esta imune as tentações, não esta vivendo no mesmo mundo que eu vivo.

2- Fuga – sim, fuga das tentações. José fugiu da esposa de Potifar, fugiu da tentação. Você pode dizer que agüenta tudo, mas pode ter certeza, o inimigo sabe muito bem suas fraquezas, e ele esta esperando para te detonar. Por isso, fuja das tentações deste mundo, fuja de tudo que te afasta da presença de Deus. 2 Timóteo 2:22 diz: “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” Sabemos bem o que nos afasta de Deus, portanto, fujamos das tentações e invoquemos o Senhor.

3- O Senhor estava com ele – sim o Senhor estava com Jose, veja:
Primeiro: “O Senhor estava com Jose de modo que este prosperou...” Gn 37:2;
Segundo: “José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade” Gn 37:20-21;
Terceiro: “O Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava”. Gn 37:23

Notem que o Senhor não deixou de Jose em momento algum, mesmo na prisão quando tudo parecia acabado, tudo destruído, Deus estava cuidando de tudo e preparando as bases para que José fosse usado por Ele.

Portanto queridos, não importa as tentações que você enfrente, fuja sempre e lembre-se que o Senhor esta contigo, e Ele pode transformar a derrota aparente em uma vitória sem igual. Hoje a tristeza da prisão, amanhã a alegria da liberdade e o privilégio de ser usado por Deus, estando sempre no centro de Sua vontade.

Com amor em Cristo Jesus,
Everson Savaris

sábado, 21 de agosto de 2010

Entristecidos, mas sempre alegres...

A Tristeza era bela, mas sua beleza era como a beleza do luar quando passa através dos ramos das árvores na mata e forma pequenas poças de prata pelo chão. Quando a Tristeza cantava, suas notas suavam como o doce e suave gorgeio do rouxinol, e em seus olhos havia aquele ar de quem cessou de esperar pela vinda da alegria. Ela sabia, compadecidamente, chorar com os que choram; mas alegrar-se com os que se alegram era-lhe desconhecido.

A Alegria era linda também, e a sua beleza era como a beleza radiante de uma manhã de verão. Seus olhos ainda traziam o riso alegre da meninice, e em seus cabelos pousava o brilho do sol. Quando a Alegria cantava, sua voz se lançava aos ares como a da cotovia, e seus passos eram como os passos do vencedor que jamais conheceu a derrota. Ela podia alegrar-se com os que se alegram, mas chorar com os que choram era-lhe desconhecido.

"Nós nunca podemos estar unidas", disse a Tristeza, pensativa.
"Não, nunca." E os olhos da Alegria ficaram sérios, quando respondeu:
"O meu caminho atravessa campos ensolarados; as roseiras mais lindas florescem quando eu passo, para que as colha, e os melros e tordos esperam minha passagem, para derramar seus mais alegres trinados."
"O meu caminho", disse a Tristeza afastando-se vagarosamente, "atravessa a mata sombria; minhas mãos só podem encher-se das flores noturnas. Contudo, toda a beleza e valor que a noite encerra me pertencem! Adeus, Alegria, adeus."

Quando ela acabou de falar, ambas tiveram consciência de uma presença próxima; indistinta, mas com um aspecto de realeza. E uma atmosfera de reverência e santidade as fez ajoelhar-se perante ele.

"Eu o vejo como o Rei da Alegria", murmurou a Tristeza, "pois sobre a sua cabeça estão muitas coroas, e as maarcas de suas mãos e pés são sinais de uma grande vitória. Diante de toda a minha tristeza esta se transformando em amor e alegria imortais, e eu me dou a ele para sempre."

"Não, Tristeza", sussurou a Alegria, "eu a vejo como o Rei da dor, sua coroa é de espinhos, e as marcas das suas mãos e pés são marcas de uma grande agonia. Eu também me dou a ele para sempre, pois a tristeza com ele deve ser muito mais doce do que qualquer alegria que eu conheço."

"Então, nele, nós somo uma", exclamaram com júbilo; "pois somente ele poderia unir Alegria e Tristeza." De mãos dadas, saíram elas para o mundo, para segui-lo na tempestade e na bonança, na desolação do inverno e na alegria do verão, "entristecidos, mas sempre alegres".

Devocional extraido do livro Devocionais no Deserto de Lettie Cowman

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A espada

“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18:10 ARA)

Estou na fase de encontrar curiosidades nos textos bíblicos. De onde será que Pedro tirou aquela espada? O sujeito andava com Jesus, para que serviria uma espada? Se fosse Simão, o zelote, a gente poderia entender, mas Simão Pedro era pescador. Eu nunca vi ninguém pescando com espada.

Os historiadores divergem, apontam situações pitorescas e saídas culturalmente válidas para a época. Minha reflexão é mais básica: alguém ali tinha uma espada e não era Judas Iscariotes – claro, ele vinha com o outro grupo. Meu irmão, tem gente armada na sua igreja?

Talvez não literalmente armado com revólver ou faca, mas na minha tem gente armada sim. Tem gente armada com línguas afiadas que dilaceram corações, relacionamentos e a boa fama. Tem gente armada com uma aspereza de trato que consome os irmãos como se fosse lixa. Tem gente que vem armado com escudos e defesas impenetráveis e ninguém consegue aproximar-se. Tem gente que vem armado com um spray congelante que não tem adoração que derreta. Tem gente que vem para a igreja com uma arma terrível, nuclear, chamada espírito crítico – nada serve, nada é bom, ninguém acerta nada.

É uma mera ilustração, mas cortar a orelha de um soldado é algo relativamente trivial num contexto como este, como trivial é vermos um irmão falando mal de outro. Mas nem por isso não dói ou não sangra. Meu querido, entenda uma coisa: sempre dói mais em quem apanha do que em quem bate. Não vá armado para a igreja e nem pense em usar as armas dos outros. A única coisa que consigo imaginar pior do que um pessimista, é alguém que pegou o pessimismo do vizinho. Ou pior do que um reclamão, só os que reclamam por causa dos que estão reclamando.

Vamos nos desarmar? De quebra, Jesus não vai precisar ficar colando orelha cortada.

“Senhor, ajuda-me a ser mais inofensivo e menos armado. Como Pedro, quero me transformar em uma benção para todas as gerações. Ensina-me a ser assim.”

Mário Fernandez


Devocional retirado do site www.ichtus.com.br . Pedimos que faça uma visita a este parceiro de ministério. Que Deus os abençoe

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A paz de Cristo

João 14:27 (NVI)
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, não tenham medo.

Estou em um momento de minha vida que paz é a coisa que mais quero. Quando Deus molda um servo seu Ele Se compara como o oleiro, onde o vazo é quebrado e novamente modelado. Sinto que estou exatamente neste estágio.

Aqui vemos Jesus falando que vai ao Pai, mas nos deixa a paz, a Sua paz, que não é a paz que o mundo dá e sim a Sua. Mas qual é a paz que o mundo dá? A paz do mundo é a ausência de guerra? Ausência de criminalidade? Ausência de violência? Ausência de miséria? Ausência do desemprego, da exploração infantil, da prostituição? Qual é a paz que o mundo dá?

Quando estamos com Cristo o que mais queremos é estar em paz, mas confundimos a paz de Jesus com a paz do mundo. Estou em um momento em minha vida onde o que quero é meus pais de volta a Curitiba, onde a família toda esteja junta para enfrentar os problemas.
Meus pais não estão passando por uma fase boa em Santa Catarina e quero mais do que nunca trazer eles de volta para Curitiba, mas ao mesmo tempo eu estou passando por tribulações em Curitiba e parece que quando algo se acerta de um lado estraga de outro.

Questionei a Deus o que fazer, o porquê estas coisas estão acontecendo e a resposta que obtive é que ele está me moldando homem, onde aprenderei a ter atitudes de homem e não mais de um rapaz. Então resolvi assumir a minha família e confiar em Deus.

A segunda parte do versículo diz para não termos medo, para que nosso coração não se perturbe. Então se a paz de Jesus não é a paz do mundo, significa que a sua paz não é a ausência das coisas más e se ele diz para que não tenhamos medo, a sua paz só pode ser uma coisa. CONFIANÇA.

A paz de Cristo é confiar que Ele está no controle de tudo, de que não estamos sozinhos no meio da tempestade e que Ele está ao nosso lado. Deus nos deixa cuidar das coisas até o ponto que ainda somos capazes, enquanto é possível, e quando chegar o ponto em que é impossível aí sim Ele entra em ação movendo o sobrenatural.

Está difícil ser moldado por Deus, tudo o que eu queria neste momento é a “paz do mundo”, mas tudo o que eu preciso e a paz de Cristo, acreditando que Ele está sobre a minha vida e que Ele sabe a dor que estou sentindo e que acima de tudo Ele está guiando meus passos.

Nesta semana que passou recebi o seguinte recado de um amigo que nem sabe das situações que estou passando: “Que o Espírito Santo lhe de sabedoria nas suas decisões!” Esta é a paz que eu preciso, é saber que Deus usa pessoas para me falar da sua vontade. O que Ele quer com esta situação toda é que eu confie e dependa dEle.

A paz de Cristo é poder sorrir em meio a guerra e saber que nada acontece sem a permissão do Pai e que Ele está ao nosso lado.

Que Deus o abençoe, que a paz de Jesus esteja sobre a sua vida e que o Espírito Santo governe as suas decisões.

Com amor em Cristo.

Cavalcante.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pedir ao Pai que Ele o fará

Neemias 2: 1-2(NVI)
No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servi-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele; por isso o rei me perguntou: “Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só pode ser do coração.

Muitas vezes estamos sempre sorrindo, sempre animados e quando algo acontece em nossa vida as pessoas percebem que não estamos bem, por mais que não falemos nada.
O rei Artaxerxes no versículo anterior disse que há dores que vem do coração e não da parte física e Neemias estava profundamente triste, pois seu povo estava em situação lamentável, sofrendo, passando fome, sendo humilhado. Ele não conseguia sorrir diante de tudo isso.

Todos nós temos pessoas a quem amamos muito e é impossível não ser abalado quando sabemos que tais pessoas não estão bem, mais ainda quando tais pessoas são muito próximas a você como pai, mãe etc. logo você não consegue ficar bem e não consegue parar de pensar em soluções para os problemas. Neemias quando ficou sabendo da situação do seu povo chorou e orou ao Senhor (Neemias 1: 4-11) e guiado pelo Senhor encontrou solução aos problemas recorrendo ao rei (Neemias 2:5).

Quando tudo parecia perdido Neemias confiou em Deus e o próprio Deus o ajudou a reconstruir a cidade dos seus antepassados, a levantar a honra de seu povo. Neemias enfrentou todas as dificuldades, mas Deus estava com ele, pois ele simplesmente confiou em Deus e obedeceu os seus mandamentos.

Deus molda nosso caráter em meio a dificuldades, surgem problemas que nos julgamos incapazes de resolver, parece que perdemos o chão, que não há para onde correr, que não há a quem pedir ajuda. Nessas horas nossa fé é levada ao extremo, confiando em Deus e buscando a Sua vontade Ele movimenta a história, Ele ajeita as coisas e honra a perseverança daquele que crê.

Quando estamos no meio da turbulência é fácil ouvir os outros dizer que tudo ficará bem, mas é realmente difícil confiar que Deus poderá cuidar de tudo e é simplesmente isso que Ele quer, que nós confiemos nEle e que Ele pode resolver todo o problema. Deus é nosso pai e nos ama e quer mais do que qualquer coisa ver o nosso bem, porém para nosso bem muitas vezes é necessário que tomemos remédios amargos.

Buscar em Deus a solução para os nossos problemas e descansar nEle referente as respostas que procuramos, isso é tudo o que precisamos fazer para nos livrar das tribulações. A chuva pode até chegar, mas é após dela que surge o sol.

Que Deus lhe abençoe neste dia e que o Espírito Santo lhe encha de ânimo.

Com amor em Cristo

Cavalcante

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Acima da emoção

"- Ó SENHOR Deus, se eu discutisse esse meu caso contigo, tu provarias que estás com a razão. Mas eu preciso te fazer algumas perguntas sobre a tua justiça. Por que os maus ficam ricos? Por que os desonestos conseguem sucesso? Tu os plantas, e as suas raízes se firmam; eles crescem e produzem fruto. Vivem sempre falando bem de ti, mas na verdade não se importam contigo. Mas tu, ó SENHOR, me conheces; tu vês o que estou fazendo e sabes como te amo." Jeremias 12:1-3

Se você continuar a leitura Deus responde ele com relação as coisas q estavam acontecendo, mas o fato é q Jeremias sendo um cara tão de Deus tinha incertezas, temores, insegurança, mas sabia q o segredo de tudo era buscar ao Senhor, e se a gente ler todo o livro iremos encontrar Jeremias interrogando ao Senhor e o Senhor sempre respondendo a Ele com muito amor. Deus não fica irado quando questionamos, quando duvidas cercam nosso coração, quando as pressões são tão grandes e parecem q vão nos esmagar e então pensamos largar os tudo, e quando queremos dar um tempo na vida, Jesus sabe muito bem o q é sofrer.

"Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. Penso sempre nisso e fico abatido. Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele.O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR. E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio. Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança. Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos. O Senhor não rejeita ninguém para sempre. Ele pode fazer a gente sofrer, mas também tem compaixão porque o seu amor é imenso. Não é com prazer que ele nos causa sofrimento ou dor. Deus sabe quando neste país os prisioneiros são massacrados sem compaixão. O Deus Altíssimo sabe quando são desrespeitados os direitos humanos, que ele mesmo nos deu. Sim, o Senhor sabe quando torcem a justiça num processo. Ninguém pode fazer acontecer nada se Deus não quiser. Tanto as coisas boas como as más acontecem por ordem do Deus Altíssimo. Lamentações 3:19-38

"A água subiu acima da minha cabeça, e eu pensei: 'Estou perdido!' Do fundo do poço, gritei pedindo a tua ajuda, ó SENHOR.Roguei que me escutasses, e tu ouviste o meu grito. No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: 'Não tenha medo!' "Ó Senhor, tu vieste me socorrer e salvaste a minha vida. Julga a meu favor, ó SENHOR, pois conheces as injustiças que tenho sofrido." Lamentações 3: 54-59

"Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração." Jeremias 29:9

Que você possa encontrar refúgio, descanso, consolo, força, fé, segurança na palavra de Deus.
Você sabe que não está sozinho, primeiro pelo Senhor que não te abandonará jamais e depois por nós sua família, seus maninhos.

Que o Senhor abençoe e guarde o seu coração.

Dani

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Não importa as circunstâncias....

Você tem adorado a Deus independente das circunstâncias? Tem glorificado o nome dEle não importa o que tem passado?

É tão fácil adorar a Deus quando tudo esta bem, quando estamos caminhando em pastos verdejantes e em águas tranqüilas, mas e quando o vale chega e as águas se tornam escuras, o mar se agita, as ondas vem sobre nós, qual é o comportamento?

Tenho aprendido que Deus quer ter um relacionamento íntimo conosco, não importa as circunstâncias Ele esta sempre do nosso lado, cuidando, guiando, nos levando até o porto seguro da Sua presença.

Muitas vezes passamos por certas situações que não entendemos como pode um Deus de amor permitir tanta dor, tanto choro, mas uma coisa é certa: Ele nos carrega no colo durante todo o trajeto, Ele enxuga cada lágrima que é derramada e nos dá forças para continuar a caminhada.

Sábado estava me preparando para ir ao grupo de jovens quando senti uma necessidade imensa de falar com Deus. Cheguei aos pés do Senhor e com a face no chão clamei pela sua misericórdia. Neste momento falei para Deus que independente de qualquer coisa, continuarei a adorá-lo, continuarei exaltando seu nome e dando graças por cada dia que Ele tem me dado, independente das circunstâncias, nada irá me afastar da sua presença. E como é bom sentir a presença Dele e declarar que só Ele é santo, só Ele é o Senhor da minha vida, e o melhor, que Ele esta cuidando tudo para mim.

Não existe nada melhor do que saber que o Senhor seu Deus esta contigo, aquele amigo verdadeiro que nunca, nunca o deixará na mão, é tão bom poder confiar nEle e saber que as Suas promessas são verdadeiras. Não importa o que você esteja passando agora, Deus é fiel para completar a obra na sua vida.

"Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração." Sl 37:4

Everson Savaris

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cruz vazia

Lucas 23: 53ª (NVI)
Então, desceu-o, envolveu o num lençol de linho...

Depois de decidir sobre minha primeira tatuagem outras duas me surgiram a mente e as deixei amadurecer para ter certeza de que realmente poderia fazer sem me arrepender. Uma delas é uma cruz vazia, inclusive com a coroa de espinhos abandonada na placa INRI.

Há muito tempo a cruz vazia tem ocupado meus pensamentos. Quando era líder de jovens sonhava em fundar mais um grupo de jovens e colocar como nome algo relacionado com a cruz vazia.

Ontem enquanto escutava o CD Palavras do Thiago Grulha, a música Teu Amigo me chamou a atenção com o seguinte verso: “A cruz vazia irá dizer que Jesus Cristo está contigo!”. Além da cruz quero tatuar uma frase sob ela, sempre pensei em algo “A cruz está vazia porque Jesus Cristo está vivo!”, mas o verso da música do Thiago me levou a algo muito mais profundo.

A cruz está vazia! No verso acima Jesus está sendo retirado da cruz e levado ao sepulcro, ainda havia tempo até a sua ressurreição e me pergunto o que será que passou pela cabeça daqueles que o acompanhavam? Jesus sempre anunciou a sua ressurreição, porém não devia ser fácil para aqueles homens acreditar nisso, mesmo depois de tantos milagres e provas de seu poder.

Mas a cruz estava lá, vazia! O maior líder de todos estava morto, o motivo de muitos abandonarem casa, família, a própria vida estava sepultado! O que iriam fazer aqueles que andavam com Jesus?

Com grande glória Jesus ressuscita e prova que nem a morte segura o filho de Deus.

Hoje vejo a cruz vazia como a certeza de que aquele que morreu está vivo! Que o preço pelo meu pecado foi pago!

A cruz vazia me diz que Jesus Cristo está comigo.

Que Deus abençoe o seu dia e que o Espírito Santo te leve a refletir sobre o que significa a cruz vazia para você.

Com amor em Cristo.

Cavalcante

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Espelhos

Gênesis 12: 3 (NVI)
Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.

Esta foi à promessa que Deus fez a Abraão. Após lhe prometer que seus descendentes seriam muito numerosos Deus declara total parceria com Abraão.

Fico imaginando o que passou pela cabeça de Abraão quando ouviu o Senhor dizer todas estas coisas ao seu respeito. Deus declara abençoar aqueles que abençoarem Abraão e amaldiçoar os que o amaldiçoarem.

Quando estamos com Deus acabamos nos tornando um espelho. Diante do Pai refletimos a Sua luz, mostramos a Sua imagem e assim como um espelho o que é projetado contra nós é refletido da mesma maneira contra quem projetou. A presença de Deus faz com que isso seja possível. Abençoar um servo de Deus é sinônimo de benção para nossa vida e o contrário também ocorre. Deus realmente assume a nossa causa, fazendo com que a justiça seja feita por Ele.
Não precisamos nos preocupar com o que fazer com aqueles que nos prejudicam, neste versículo Deus acaba de garantir que não passará em branco algo que é feito contra os seus e também não será deixado sem recompensa aquele que agir em prol dos cristãos.

Porém tanta cumplicidade tem também sua grande responsabilidade, por meio de nós todos os povos serão abençoados. Se pararmos para pensar isso é extremamente simples de praticar. Se somos como espelhos diante do Senhor as bênçãos dEle se refletirão aos que estão próximo de nós, seremos usados para transmitir as bênçãos do Senhor, podemos também ser comparados com uma vasilha que ao se encher de algo e continuar recebendo transborda e ao transbordar encharca o que houver em sua volta, para isso é necessário que estejamos diante de Sua presença, embaixo de Sua vontade e Seu querer.

Para estar diante de Deus precisamos estar limpos, assim como um espelho só reflete quando está nítido, ou ao contrario refletirá apenas parte da projeção ou não refletirá nada. Esta limpeza já foi feita por meio do sacrifício de Jesus, a nós hoje cabe reconhecer este sacrifício e quando desagradarmos a Deus, devemos nos arrepender e pedir que nos limpe do pecado.

Diante de tudo isso pergunto-me: quão nítido estou? Quão posicionado estou diante da presença de Deus? Quão cheio de sua benção estou para transbordar aos que estão ao meu redor?

“Pai, a minha oração hoje é para que o Senhor limpe-me, faça de mim um espelho nítido para que eu reflita a sua luz, para que eu reflita a sua graça, o seu poder e para que as coisas projetadas sobre mim sejam devolvidas em total proporção. Abençoa vidas através da minha, alcança vidas através da minha. Mantenha-me debaixo da Sua vontade Pai para que eu viva a Sua vida em mim. Isso que te peço em nome de Jesus, Amém!”

Que o Paizão todo poderoso te abençoe neste dia e que o Espírito Santo te ilumine nesta segunda-feira.

Com amor em Cristo.

Cavalcante.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jejuar

Joel 1:14 (NVI)
Declarem um jejum santo; convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, o seu Deus, e clamem ao Senhor.

Hoje em minha igreja é o dia de jejum e oração. Nós como igreja de Cristo nos unimos neste propósito neste dia e juntos jejuamos e oramos. Há uma programação durante todo o dia, para aqueles que puderem comparecer ao prédio para juntos fisicamente orar pelos motivos propostos e ao fim do dia há um culto onde todos se reúnem e oram. Já é o segundo dia deste que eu participo e consigo ver as tremendas coisas que Deus tem feito em nosso meio.

Mas o fato é a importância do jejum, buscando a palavra jejum na bíblia (ARA) apareceu-me 27 resultados de versículos em que se mencionava o jejum, alguns voluntários, outros propostos por Deus, outros para humilhar-se na presença do Senhor, mas todos com propósito.

Em janeiro quando estive no projeto missionário do Expresso Ação, ouvi a seguinte definição do Pr. Junior referente ao jejum: “Jejuar não é apenas deixar de comer, é usar este tempo para um propósito com Deus, para orar.” É muito fácil apenas deixar de comer ou como muitos fazem hoje, e nisto eu me incluo algumas vezes, deixar de fazer algo que gosta, mas tal coisa sem a aplicação válida parece um sacrifício, mas Jesus já pagou o sacrifício necessário.

Há poder no jejum, vemos Jesus dizendo isso aos seus apóstolos quando não conseguem expulsar um tipo de demônio. Mas o jejum deve ser bem aplicado, deve conter um propósito. Jejuar é mostrar que você pode vencer a carne para se dedicar aos propósitos de Deus, é mostrar ao mundo espiritual que Deus é mais importante que qualquer necessidade sua.

Ao jejuar, dedique aquele tempo em que estaria comendo, no computador, se divertindo, etc. para orar, para dedicar tempo a Deus, para dedicar tempo a uma causa do Senhor. Conforme comentei no devocional Alegria, nós do Expresso dedicamos a primeira semana de cada mês para jejuar e orar pelo nosso grupo, para que Deus continue fazendo a sua vontade e sabemos o quanto isso tem sido importante mostrando ao mundo espiritual que estamos dispostos a abrir mão do que queremos e necessitamos para fazer a vontade do Pai.

Jejue por um propósito, ore por um motivo justo, mas lembre que a própria escritura fala que não sejas hipócrita, ao jejuar não saia anunciando isto, pois não são os homens que te devem achar santo, mas sim Aquele que o criou.

Que Deus te fortaleça neste dia e que o Espírito Santo te mostre motivos para jejuar e orar.

Com amor em Cristo.

Cavalcante.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Produto da confiança

Romanos 5: 3-4 (NVI)
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

Já havia recebido estes versículos em um encontro de minha célula, mas ontem em meu discipulado os recebi novamente. Sabemos que a palavra de Deus se renova e sempre nos traz algo novo, mas os versículos acima trouxeram exatamente a mesma coisa. Porque era exatamente a mesma coisa que eu precisava ouvir.

Qual é a nossa atitude em meio a tribulação? Geralmente surge uma onda de autocomiseração, uma vontade que todos vejam que estamos em meio a dificuldades e que tenham compaixão de nós. Queremos carinho e atenção dos outros e queremos as suas atenções somente para nós. Ou ainda pior, ficamos reclamando de tudo que estamos passando, questionamos a vontade de Deus, nos revoltamos com Ele, não esperamos o propósito de tal fase e não produzimos o que realmente devemos produzir.

Nos gloriamos nas tribulações. Gloriar nas tribulações. É muito fácil ser cristão quando tudo está bem, quando o sol surge em todas as manhãs, quando nossos sonhos estão se realizando, quando a palavra felicidade resume tudo o que estamos sentindo, mas na tribulação deixamos de ser filhos de Deus? Deus deixa de ser bom nestas fases? O sacrifício de Cristo de nada valeu quando estamos em meio a aflições?

Sabemos que todas as coisas de Deus têm um propósito em nossa vida e os versículos de hoje mostram ainda mais isto. A tribulação produz perseverança, a perseverança produz caráter aprovado que por sua vez produz esperança, ou seja, se perseverarmos em meio as tribulações teremos um caráter aprovado diante de Deus e vencendo a tribulação e sabendo que somos aprovados por Deus, nossa esperança aumenta nas coisas que o Pai tem para nós.

Quando acordamos em meio a uma fase de tribulações, quando até o que sonhamos em meio a noite nos deixa ainda mais triste, ansiosos e aflitos, devemos sim dobrar nossos joelhos e dar glórias para aquele que nos criou, nos salvou e nos cuida e que tem o melhor para nós.

O arco-íris sempre aparece entre chuvas e este mesmo arco-íris é sinal da aliança perpétua de Deus com o seu povo (Gen 9: 12-15)

Que Deus abençoe o seu dia e que o Espírito Santo produza em ti perseverança, caráter aprovado e esperança.

Com amor em Cristo.

Cavalcante.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alegria

Lucas 15: 10 (NVI)
Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Através da parábola da moeda perdida Jesus fala da grande alegria que os anjos de Deus sentem quando um pecador se arrepende. Faço parte de um ministério chamado Expresso Riso, é um ministério onde nos vestimos de palhaços, ou melhor, clowns e vamos falar do amor de Deus de uma maneira divertida ALEGRE. Toda primeira semana de cada vez nos dedicamos mais espiritualmente a este ministério através de jejum e oração e Deus tem honrado nossos esforços cada vez mais.
Sempre aparecem novas pessoas querendo integrar o grupo que hoje está consolidado em Ribeirão Preto, São Paulo, Catanduva e Curitiba. É extremamente gratificante ver os sorrisos brotarem dos rostos apenas por uma palavra dita de maneira diferente, uma piada, mas é muito mais gratificante ver estes mesmos rostos se transformarem quando ouvem e entendem o que é o amor de Jesus. Sempre após as “palhaçadas” uma mensagem é deixada e através destas sementes Deus tem resgatado muitas vidas.

Por que me lembrei do Expresso Riso com o versículo acima? Porque está escrito que há alegria no céu e levar alegria é o que fazemos por meio da graça de Deus que nos concede alegria sem fim.

Este ministério é apenas uma estratégia usada para alcançar aqueles que ainda não conhecem Jesus, mas há inúmeras estratégias para provocar no céu vários momentos de alegria. Porém não posso deixar de perguntar: E nós? Nos alegramos quando há arrependimento em um pecador? Quando uma alma é resgatada? Quando um irmão desce as águas do batismo?

Ouvi de um familiar meu este final de semana que ele saberia me levar para qualquer lugar de Curitiba, qualquer lugar que eu quisesse ir ele saberia o caminho, exceto para a igreja e lá ele também não fazia nem questão de saber ir. Fiquei sem reação, não sabia o que fazer, não tinha meus textos escritos naquele momento, e o Ross (nome do meu palhaço) também não estava lá para através de brincadeira falar de Jesus. Como pude ficar quieto se sem todos estes recursos já falei do amor de Jesus para outras pessoas, ainda não entendo o que me fez bloquear e não mostrar minha tristeza em sua fala e mostrar a alegria que eu sinto em seguir Jesus.

A alegria que é provocada no céu quando um pecador se arrepende. Mas e a tristeza que é provocada no mesmo céu quando deixamos de ajudar um pecador a se arrepender? Será vergonha? Será medo? O que nos impede de provocar alegria no céu e na terra?
Meu primo não entendeu como eu no auge da minha juventude, morando sozinho em Curitiba, com um emprego estável não vivo com a casa cheia de mulheres, confesso que também perdi a chance de dizer que a presença das promessas de Deus para minha vida suprem esta “necessidade” do mundo.

Fazer o céu sorrir! A coisa mais simples quando estou de palhaço e mais difícil quando estou em família.

Talvez você assim como eu, tem visto sua família ou seus amigos irem para o inferno e por um motivo qualquer não tem falado de Jesus para eles. Você pode estar causando alegria no céu por muitas outras almas, mas dentro da sua casa não sai o sorriso que Deus quer dar.

“Senhor me capacite a levar a sua alegria para as pessoas que eu amo para que esta mesma alegria inunde o céu e Te faça sorrir. Mais do que risadas eu quero conquistar almas, quero ver a sua graça na vida destas pessoas. E quando for apenas eu, que seja simplesmente Você e que Teu Espírito me use para um festival de risadas no céu!”

Que Deus abençoe o seu dia e que a alegria do Espírito Santo invada você.

Com amor em Cristo

Cavalcante

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jesus humano

Lucas 8: 23a (NVI)
Enquanto navegavam, ele adormeceu.

Desde sábado à noite estou com a música Alguém como eu – Luiz Arcanjo CD Samba pra Deus, na cabeça e lembro que a primeira vez que parei para refletir no que esta música diz confesso que chorei.
A música retrata um Jesus HUMANO, que está cansado fisicamente e que adormece.

No inicio do versículo 23 vemos que Jesus dormia.

Ao escutar esta música percebi que sempre visualizei um Jesus super homem, incansável que não tinham as necessidades básicas de um ser humano, porém como sabemos, Jesus era humano, até então não conseguia vê-lo assim e assim o vendo o amei ainda mais.

Jesus era Deus, porém com as limitações de um ser humano, ou seja, Deus não imagina o que é ser humano, DEUS SABE O QUE É SER HUMANO. Muitas vezes podemos pensar que Deus não sabe o que é estar em nosso lugar, que para Ele é fácil ser o criador de tudo, que é fácil ficar lá encima apenas controlando o universo.

Quando enxergamos a humanidade de Cristo fica mais fácil ser mais intimo dEle, pois Ele sabe as dores que passamos, o cansaço que sentimos, as angustias que enfrentamos.

Na música do Luiz diz: ”deixou-me falando só, dormiu tão pesado fazia dó.” Nesta parte da música lembro dos amigos que recebo em casa e que ficamos conversando até que o primeiro durma e imaginei como seria conversar da mesma maneira com Cristo. Ele é muito mais intimo do que imaginamos, Ele é muito mais humano do que imaginamos, Ele nos entende muito mais do que imaginamos, Ele é muito mais nosso amigo do que imaginamos, Ele nos ama muito mais do que imaginamos.

Podemos todos os dias receber Jesus em nossa casa e ficar conversando até dormir, podemos chamá-lo para assistir filmes conosco, para passear, ir para o trabalho e lá Ele sempre estará, aliás, Ele ama estar em tanta interação conosco.

Ainda me enche os olhos de lágrimas pensar que por amor Ele aceitou sofrer mais que qualquer um para que possamos passar a eternidade inteira com Ele, tamanho é seu amor, tamanha é sua vontade de estar conosco.

No culto de domingo de manhã cantamos: “Dá-me um coração igual ao Teu meu mestre”, mais do que isso, eu quero é Jesus por completo em minha vida, quero ter nEle mais que um melhor amigo, quero senti-Lo, confiar nEle, chorar ao seu colo, contar as minhas alegrias, dividir as minhas conquistas, contar as minhas idéias e planos.

Que o Deus abençoe o seu dia e que Jesus possa estar a cada milésimo de segundo ao seu lado.

Com amor em Cristo

Cavalcante