segunda-feira, 19 de julho de 2010

Qual dos Pedros é você?

Mateus 14:22-34 conta a história de quando Jesus andou sobre as águas. Podemos tirar tantos ensinamentos deste relato, mas gostaria de focar em 3 aspectos relacionados a Pedro.

Como todos os discípulos, Pedro também ficou amedrontado quando viu Jesus andando sobre as águas: “É um fantasma!” E gritaram de medo.”Mt 14:26. E quem não ficaria? Tenho certeza que qualquer um de nós ficaria apavorado. Aí você pode dizer: “Mas era Jesus, se eu visse Jesus andando em minha direção não teria medo.” Será? Os apóstolos andavam lado a lado com Jesus, tinham visto seus milagres, e mesmo assim não o reconheceram. Quantas vezes dizemos que caminhamos com Cristo e não o reconhecemos vindo em nossa direção com seu grande amor? Pois é, se foi difícil para eles para nós também é. Mas veja bem, qual a postura de Pedro?

Primeiro de medo, ficando quieto no barco junto com os outros, esperando ver que vai acontecer, se for um fantasma que passe longe, se não for tudo bem também. Melhor ficar aqui do que ousar dar um passo a mais.

No versículo 28 ele diz: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas.” Primeiro, ele reconhece a autoridade de Cristo: “Senhor”. Segundo, pode parecer falta de fé, falta de confiança, mas ele ousou, sim ousou perguntar se ele era realmente Cristo. Enquanto todos ficaram apavorados, ele buscou forças para ousar dar um passo a frente.

Depois que Jesus dá a ordem: “Venha” vs. 29, Pedro sai do barco e começa a andar sobre as águas. Ele não pensou em nada, obedeceu a ordem de Cristo, teve fé, confiou naquele que estava à frente dele. Novamente Pedro ousou dar o primeiro passo.

Mas no versículo 30 diz: “Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Alguma semelhança com você? Comigo? Podemos até começar a andar sobre a água, mas na primeira marolinha que aparece, começamos a afundar. Note que enquanto ele estava focado em Jesus, ele caminhou, mas quando reparou no vento começou a afundar. Qual tem sido seu foco?

Mas não acaba aí, quando ele clama por socorro, o que Jesus faz? Deixa que se afogue? Não. “...imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou”. vs.31. Jesus não deixou Pedro afundar, Jesus não vai deixar você afundar, Ele esta ao seu lado durante todo o tempo.

Mas a minha pergunta para você hoje é com qual dos Pedros você se identifica mais?
O que permanece no barco para ver o que vai acontecer?
O que ousa dar o primeiro passo e caminhar sobre as águas, mas no primeiro sinal de problema começa a afundar?
Ou ainda, o que abandona o barco e vai com foco em Jesus não importando as barreiras que vai enfrentar?

Pense nisso!

Everson Savaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário