sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sem perguntas

Decidi parar de perguntar "qual é a vontade de Deus para minha vida?". Não é uma decisão simples. Certamente existe uma vontade ou um propósito específico de Deus para cada pessoa, mas descobrir esta vontade sem perguntar sobre ela é, na verdade, a forma saudável de se encontrar o caminho da vida e na vida. Porque as respostas vão aparecendo através da própria caminhada, no dia-a-dia, sem a necessidade esquizofrênica da pergunta ou de saber, antes do tempo, a resposta.

Quando aprende-se a andar em confiança Nele as respostas surgem de onde menos esperamos, todo dia, às vezes vêm através de um sonho, às vezes através de um anjo sussurrando coisas nos nossos ouvidos e pensamentos, outras vezes é a manhã ou a noite que trazem naturalmente as respostas que desejamos receber. Até crianças podem ser portadoras de uma palavra sábia do Criador de todas as coisas para você e eu. Existem vezes que o silêncio já responde tudo, como aconteceu com o profeta Elias quando estava deprimido, com medo e sozinho dentro de uma caverna. Existem vezes, também, onde o próprio Espírito de Deus fala poderosa e fortemente ao nosso coração e entendimento, mas quem escolhe a forma de falar e, principalmente, quando falar, é Ele.

Minha oração ultimamente tem sido mais ou menos assim: "Deus permita que eu não seja apático ao extremo para não perceber que é hora de agir e, também, jamais me deixe ser suficientemente impulsivo para fazer qualquer coisa antes da hora e do modo errado." Tenho esperado o "é agora!" de Deus e tento andar nisso sem perder o norte da vida, sem perder tempo e sem antecipar a saída da borboleta do casulo. Não fico sentado, esperando a banda passar ou algo cair do céu, mas também não fico jogando a rede ansiosa e desesperadamente a noite toda sem pegar um peixe sequer. Tenho absoluta certeza de que quando for a hora Ele vai ordenar "lança a rede ao mar!". Encontrar este equilíbrio entre o nosso agir e, principalmente, o agir de Deus é uma busca que frutifica paz e esperança concreta cada vez mais no meu coração e é o que tenho percebido na caminhada de tantos outros amigos que aprenderam ou estão aprendendo este jeito de viver pela fé.

Quando voltei a morar em Friburgo, a cidade onde nasci e cresci, depois de ter passado mais de dez anos morando no Rio, estudando, trabalhando e pastoreando, redescobri uma trilha quase deserta em um bosque aqui perto da casa onde estou morando atualmente. É uma trilha muito bonita, cheia de árvores, longe do barulho dos carros e do ritmo frenético da cidade "grande". Tenho andado nela muitas vezes para orar, conversar com Deus e ouví-lo, às vezes me falando usando um passarinho ou no frio gostoso de andar descalço na terra úmida.

Hoje, especialmente, eu terminei meu trabalho e resolvi fazer uma caminhada depois do almoço porque o clima estava gostoso para caminhar e o coração pediu. Foi revigorante, reafirmei algumas direções diante do Senhor, apresentei alguns projetos e desejos do meu coração enquanto andava por lá. Tenho certeza que o Senhor estava caminhando comigo ali. A ansiedade às vezes bate à porta, mas tem sido um verdadeiro exercício de fé a dissipação de pensamentos que tentam reativar coisas que já foram entregues a Deus. O melhor de tudo é que Ele coloca muita paz e fé no meu coração nestes momentos e eu ganho, cada vez mais, plena convicção que o meu redentor vive.

Quando tudo parece perdido Ele me trás à memória exemplos de confiança dos nossos irmãos do passado, como o profeta Habacuque quando disse: "Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação".

Eu tenho absoluta convicção que Ele não vai perder nossos sonhos de vista, nem vai permitir que o tempo passe sem sentido para cada coraçãozinho que O busca, às vezes, sem saber. Há cura e vigor Dele para nossas vidas, existem propósitos Dele em relação a nós que já foram selados e que nada neste mundo ou no porvir poderá separar-nos deste grande e infinito amor que o Pai Eterno alimenta em relação a você e eu. Somos alvo irremediável, incansável e irrevogável do carinho e zelo do Senhor.

Pode até ser que não venhamos a ver muitas das nossas perguntas respondidas da forma como queremos, mas Deus vai respondê-las muitas vezes usando o caminho natural proposto aos nossos pés e coração.

Esta é a hora de aprendermos a parar de perguntar "qual é?" e apenas andarmos confiantemente sabendo que a resposta sempre vem, de um jeito ou de outro. Quando Deus quer falar não precisa-se perguntar ou "permitir", não é preciso ritual específico ou qualquer sacrifício, Ele simplesmente o faz. Creia!



O Deus que fala, até quando se cala, te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente.



Pablo Massolar

www.ovelhamagra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário