quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ídolos

Êxodo 20: 3-4 (NVI)
Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Idolatria: Culto prestado a ídolos. Amor ou paixão exagerada (Dicionário Aurélio)

O tema de hoje creio que seja um tanto quanto batido, porém é a segunda vez esta semana que o escuto ou leio sobre ele e na primeira vez já o tinha descartado dos devocionais, mas creio que a segunda vez é confirmação que devemos comentar sobre ele.

O trecho da palavra de hoje mostra Deus falando sobre não ter outros deuses e também não fazer imagem alguma de coisa qualquer. Ao ler esta passagem é muito fácil apontar algumas religiões que adoram outros deuses ou que confeccionam imagens, mas isso então deixa-nos, nós evangélicos, tranqüilos referentes ao trecho acima certo? ERRADO.

Acreditamos adorar somente a Deus e estamos tranqüilos porque em nossos prédios não temos estatuas de pessoas mortas ou coisas assim, de lendo corriqueiramente a palavra isso parece ser o essencial. Mas e em nossas vidas? Quais são os ídolos que tem ocupado o lugar de Deus?

Colossenses 3:5 diz: “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.”

Lemos algo sobre estatuas no trecho acima? Não foi dito apenas sobre características humanas? Então cabe a pergunta, o que tem ocupado o lugar de Deus em minha vida? Aquilo que ocupa a maior parte do meu pensamento? Será o seu time de futebol? Seu emprego? Seu carro? Seu namoro? Até mesmo seu cargo ministerial?
O que tem te levado a trocar tempo com Deus, pensar nas coisas do Pai, a gastar tempo, energia e emoção em outras coisas?
Na continuação do capitulo de Colossenses o versículo 6 diz que é por isso que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência.

Peça agora ao Espírito Santo que lhe traga a mente as coisas que tem ocupado maior lugar do que deveria dentro da sua vida, aquelas coisas que tem tomado o lugar de Deus e peça para que Ele o ajude a matar estas coisas assim como Paulo diz no versículo 3 de Colossenses.

Que Deus o abençoe neste dia e que a Sua graça esteja sobre a sua vida.

Com amor em Cristo

Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário